Mestrado Profissional em Educação: Terceiro espaço formativo para professores da Educação Básica

Autores

  • Sandra Novais Sousa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lindalva Souza Ribeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Greice Davanço Nogueira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5529

Palavras-chave:

Terceiro espaço formativo, Mestrado Profissional, Educação Básica

Resumo

No presente artigo, apresentamos as ideias de Ken Zeichner (2010), que defende o que chama de “terceiro espaço formativo.” Propomos, assim, uma reflexão em busca da aproximação desse conceito com o que entendemos ser uma potencialidade do Mestrado Profissional. Para tanto, trouxemos, a título de demonstração, duas pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, as quais exemplificam o movimento de reflexão sobre a prática proporcionado pela articulação entre teoria e ação pedagógica. Reivindicamos, ao final, um maior investimento do poder público nesta modalidade formativa, assim como maiores incentivos para que os professores da Educação Básica tenham acesso a ela e permaneçam na escola pública após a conclusão da pós-graduação em nível de Mestrado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Novais Sousa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela UEMS (2014); especialista em Alfabetização (2007) e Coordenação Pedagógica (2014). Professora alfabetizadora da Rede Estadual e Municipal de ensino em Campo Grande - MS. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (GEPENAF).  sandnovais@hotmail.com

Lindalva Souza Ribeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela UEMS (2014); especialista em Educação Especial pelo LIBERALIMES (2012). Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (GEPENAF). 

Eliane Greice Davanço Nogueira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS - no curso de Pedagogia, em Campo Grande/MS e do Mestrado em Educação na Unidade de Campo Grande e na Unidade de Paranaíba. Líder do grupo de estudo e pesquisa em narrativas formativas, GEPENAF

Downloads

Publicado

08.04.2015

Como Citar

SOUSA, Sandra Novais; RIBEIRO, Lindalva Souza; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Mestrado Profissional em Educação: Terceiro espaço formativo para professores da Educação Básica. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 55–68, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5529. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5529. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira