Mestrado Profissional em Educação: Terceiro espaço formativo para professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5529Palabras clave:
Terceiro espaço formativo, Mestrado Profissional, Educação BásicaResumen
No presente artigo, apresentamos as ideias de Ken Zeichner (2010), que defende o que chama de “terceiro espaço formativo.” Propomos, assim, uma reflexão em busca da aproximação desse conceito com o que entendemos ser uma potencialidade do Mestrado Profissional. Para tanto, trouxemos, a título de demonstração, duas pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, as quais exemplificam o movimento de reflexão sobre a prática proporcionado pela articulação entre teoria e ação pedagógica. Reivindicamos, ao final, um maior investimento do poder público nesta modalidade formativa, assim como maiores incentivos para que os professores da Educação Básica tenham acesso a ela e permaneçam na escola pública após a conclusão da pós-graduação em nível de Mestrado.