O debate sobre descentralização e municipalização no Brasil: algumas reflexões sobre a produção do GT5 da ANPEd (2000-2009)

Autores

  • Armando de Castro Cerqueira Arosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5611

Palavras-chave:

Descentralização, Municipalização, Política Educacional, ANPEd, Pesquisa Educacional

Resumo

O presente trabalho apresenta parte do resultado da pesquisa que analisou a produção acadêmica brasileira apresentada nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no seu Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais (GT 5). A pesquisa analisou os textos apresentados entre 2000 e 2009, buscando compreender seus traços político-institucionais e teórico-metodológicos. O artigo examina uma parte desses textos, que tratam de modo específico dos processos de descentralização e municipalização. Os trabalhos apresentam, dentre outros, como traço marcante o recurso à contextualização histórica, focalizando as relações de poder, fazendo acrescer o caráter político ao sentido jurídico-administrativo dos termos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando de Castro Cerqueira Arosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; com graduação em Pedagogia e Letras (Português-Literatura), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; mestrado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da UFRJ; do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação e Currículo, da UNIRIO e do GESE - Grupo de Estudos em Sistemas de Ensino, da UFJF. Experiência em Gestão e Política Educacional, Sistemas Educacionais, Epistemologia de Políticas Educacionais.

Downloads

Publicado

14.04.2015

Como Citar

CERQUEIRA AROSA, Armando de Castro. O debate sobre descentralização e municipalização no Brasil: algumas reflexões sobre a produção do GT5 da ANPEd (2000-2009). Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 191–202, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5611. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5611. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos