Casa Redonda: arte, sustentabilidade e educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.7125Palavras-chave:
Processo de criação colaborativa, Arte contemporânea, Desenvolvimento sustentável, Arte educação.Resumo
Este artigo aborda o processo de criação em arte cujo referente é a construção de uma casa de terra, no contexto da realidade rural, utilizando-se de princípios colaborativos dentro da lógica da sustentabilidade radical. A modalidade de construção atende aos princípios das tradições e das novas tecnologias, na medida em que amplia e aprofunda táticas poéticas de ação no cotidiano, isso que nos permite potencializar a reflexão sobre as relações entre a arte contemporânea e o território rural. Território este, cujas transformações das últimas décadas alteraram significativamente as dinâmicas culturais, enfraquecendo os saberes tradicionais enquanto vetores de coesão social e identitária. O projeto intitulado Casa Redonda, funciona como um dispositivo, possibilitando a troca de saberes e simultaneidades afetivas através de encontros, entre indivíduos urbanos e rurais, proporcionando a ressignificação das práticas, territórios e subjetividades.Downloads
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Publicado
07.03.2017
Como Citar
DAMÉ, Gabriela de Moraes; DAMÉ, Paulo Renato Viegas; PINTO, Fábio Machado. Casa Redonda: arte, sustentabilidade e educação. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 29–41, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.7125. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7125. Acesso em: 1 mar. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Metodologias Inovadoras na Educação Básica
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