Formação de educadores ambientais no ensino superior: currículo, cidadania e consciência ambiental

Autores

  • Ivo Dickmann Unochapecó
  • Larissa Henrique Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7497

Palavras-chave:

Formação de educadores ambientais, Licenciaturas, Currículo, Paulo Freire

Resumo

Compreendendo que é na universidade que ocorre a formação de educadores em geral e dos educadores ambientais de forma específica, o presente texto tem como proposta compreender como a temática socioambiental está inserida nesse processo, tendo em vista que se faz necessário, cada vez mais, sua inserção de forma direta no currículo das licenciaturas; e, dessa forma, habilitá-las para desenvolvê-la na Educação Básica de forma inter e transdisciplinar. Com base em referencial teórico da Educação Ambiental crítica – tendo Freire como autor principal –, optou-se metodologicamente pela análise documental das sínteses dos PPCs dos cursos de licenciatura da Unochapecó, a partir da escolha de categorias relacionadas à dimensão ambiental. Do processo de análise, resultou um quadro sinótico da presença da temática ambiental nos currículos, que demonstrou que essas questões aparecem centralmente no curso de Ciências Biológicas, sendo que nas outras licenciaturas a presença é pontual, embora numa perspectiva crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Unochapecó

Professor Titular "C" do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Unochapecó. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Aperfeiçoamento em Direitos Humanos (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais e educação ambiental freiriana escolar), Educação Popular (Metodologia Paulo Freire), Educação do Campo (juventude, gênero e agricultura familiar), cooperativismo autogestionário e economia solidária. Líder do Palavração - Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana.

Larissa Henrique, Unochapecó

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Bolsista PIBIC, Art. 171, UNIEDU. Membro do PALAVRAÇÃO – Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana

Downloads

Publicado

19.10.2017

Como Citar

DICKMANN, Ivo; HENRIQUE, Larissa. Formação de educadores ambientais no ensino superior: currículo, cidadania e consciência ambiental. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 115–129, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7497. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7497. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos