Formação de educadores ambientais no ensino superior: currículo, cidadania e consciência ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7497Palavras-chave:
Formação de educadores ambientais, Licenciaturas, Currículo, Paulo FreireResumo
Compreendendo que é na universidade que ocorre a formação de educadores em geral e dos educadores ambientais de forma específica, o presente texto tem como proposta compreender como a temática socioambiental está inserida nesse processo, tendo em vista que se faz necessário, cada vez mais, sua inserção de forma direta no currículo das licenciaturas; e, dessa forma, habilitá-las para desenvolvê-la na Educação Básica de forma inter e transdisciplinar. Com base em referencial teórico da Educação Ambiental crítica – tendo Freire como autor principal –, optou-se metodologicamente pela análise documental das sínteses dos PPCs dos cursos de licenciatura da Unochapecó, a partir da escolha de categorias relacionadas à dimensão ambiental. Do processo de análise, resultou um quadro sinótico da presença da temática ambiental nos currículos, que demonstrou que essas questões aparecem centralmente no curso de Ciências Biológicas, sendo que nas outras licenciaturas a presença é pontual, embora numa perspectiva crítica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19.10.2017
Como Citar
DICKMANN, Ivo; HENRIQUE, Larissa. Formação de educadores ambientais no ensino superior: currículo, cidadania e consciência ambiental. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 115–129, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7497. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7497. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.