Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto

Autores

  • Breynner Ricardo Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jianne Ines Fialho Coelho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Márcia Freitas Vieira Universidade Aberta de Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7787

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Educação a Distância. Programa Nacional Escola de Gestores.

Resumo

Este artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breynner Ricardo Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no Centro de Educação Aberta e a Distância. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador Geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP. Tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais vinculadas às instituições e organizações no nível local, com foco nos processos decisórios, na percepção dos atores envolvidos, nas estratégias de implementação, nos efeitos institucionais produzidos e na dinâmica de trabalho dos sujeitos a elas vinculados.

Jianne Ines Fialho Coelho, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Química, Especialista em Educação a Distância, Mestranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro.

Márcia Freitas Vieira, Universidade Aberta de Portugal

Doutoranda em Educação (Universidade Aberta de Portugal) e Mestra em Educação Tecnológica (CEFET/MG). Licenciada em Pedagogia (UNIFRAN) e Educação Fisica (Unileste/MG), com Pós-graduação em Docência do Ensino Superior (Unileste/MG), Informática na Educação (UFLA) e Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (UFF). Possui experiência de 8 anos como docente no Ensino Superior, 27 anos na área de Informática no desenvolvimento e manutenção de sistemas e 6 anos na Educação a Distância. Atuou como professora pesquisadora no Curso de Especialização em Gestão Escolar na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), professora orientadora de TCC do Curso de Especialização em Informática na Educação no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e tutora presencial da UAB/UFOP no Curso de Especialização em Mídias na Educação. Áreas de interesse: Tecnologias na Educação, Educação a Distância, Educação Física, Formação Docente.

Downloads

Publicado

16.10.2017

Como Citar

OLIVEIRA, Breynner Ricardo; COELHO, Jianne Ines Fialho; VIEIRA, Márcia Freitas. Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 65–78, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7787. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7787. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: TICs e a Educação