Pirâmides e cones de aprendizagem: da abstração à hierarquização de estratégias de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.7883Palavras-chave:
Pirâmide de aprendizagem. Cone de aprendizagem. Práticas pedagógicas.Resumo
As pirâmides e cones de aprendizagem são recursos costumeiramente utilizados no meio escolar para defender que as práticas pedagógicas que favorecem a participação mais ativa dos alunos são as mais eficientes. Na maioria das vezes, essas pirâmides e cones são associadas aos estudos de William Glasser e Edgar Dale. Esses pesquisadores, contudo, não criaram uma hierarquia de estratégias mais eficientes, muito menos associaram tais estratégias a porcentagem de sucesso ou insucesso na aprendizagem. Em algum momento essa associação foi realizada e transformou-se, com o tempo, em argumento de autoridade. Tendo em vista essa realidade, o objetivo desse artigo é discutir os usos desses sólidos da aprendizagem, tidos, muitas vezes, como referências para praticas pedagógicas de sucesso.
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