Education for / with the elderly: alternative paths of social inclusion

Authors

Keywords:

Education with the elderly, Aging, Social inclusion, Methodologies, Social role of the elderly

Abstract

In the face of the emerging aging of contemporary society, the challenge is to compensate Education for this scenario. In a society in which old age expands quantitatively before the other stages of life, it is necessary to (re) signify the social role of the elderly society, in the formal and unformed spaces of Education. From a documentary and bibliographic survey, this article indicates social results of a state of knowledge, which indicates documents and considerations of authors that reflect on biographical (automatic) stories of individuals, especially the elderly. It is fundamental, our search for alternative ways of social inclusion of the elderly in the Education processes, an undeniable right of the whole society.

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Author Biographies

Rita de Cássia Fraga da Costa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, Mestre em Educação, 2019- UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais, 2016 - UNIVILLE. Bolsista FAP-UNIVILLE vinculada ao projeto: Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE- PPGE UNIVILLE. Integrante do NUPAE- Núcleo de pesquisa em Arte na Educação, vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seu uso nos processos de artesania, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, câmpus Itajaí. 

Taiza Mara Rauen Moraes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado/SC, mestrado e doutorado ( área de concentração Teoria da Literatura) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de licenciatura em Letras, ministrando as disciplinas: Literatura Brasileira , Crítica Literária e no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, ministra as disciplinas: Seminários de Dissertação II, Cultura Visual e Verbal e Patrimônio Cultural e Redes Sociais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura - contação de histórias, leitura - incentivo - formação de leitores, linguagens do cinema; crítica e memória. Editora Chefe da Revista digital "Confluências Culturais", vinculada ao Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural - MPCS/UNIVILLE .Coordena o Comitê PROLER Joinville e o Programa Institucional de Incentivo à Leitura - PROEX /PROLER/ UNIVILLE. Coordena o projeto Deslocamentos de linguagens e interfaces culturais (DESLISE/FAP UNIVILLE), líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq) - http://imbricamentos.blogspot.com.br, atuante desde 29/03/2012. Pesquisadora da rede iiLer - Cátedra da Unesco/PUC/Rio.

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

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AUTOR X, 2019. Dissertação

AUTORAS Y, 2019. Artigo publicado em anais de evento.

Published

2020-06-03

How to Cite

COSTA, Rita de Cássia Fraga da; MORAES, Taiza Mara Rauen; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Education for / with the elderly: alternative paths of social inclusion. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 139–152, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16698. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos