n. 34 (2020): jan./abr.

Dossiê Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos
Publicado: 03.06.2020

Editorial

  • Pedagogias em diferentes espaços educativos

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    1
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17333

Entrevista

  • Pedagogias em diferentes espaços educativos

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    2-7
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17342

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos

  • O direito humano à educação e o homeschooling no Brasil: análise constitucional da compatibilidade com o mínimo existencial à educação

    Maristela Denise Marques de Souza, Miriam Olivia Knopik Ferraz, Ariê Scherreier Ferneda
    8-21
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16459
  • Interfaces entre os princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire.

    Laís Vieira Pinelli, Miriam de Souza Leão Albuquerque
    22-33
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16651
  • Contribuições da concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel na formação de jovens aprendizes.

    Marcelo Silva Oliveira, Marco Antônio de Carvalho, Sangelita Miranda Franco Mariano
    34-49
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16704
  • A dimensão da robótica educacional como espaço educativo

    Fernanda Cordeiro Santos, Geraldo Alves Sobral Júnior
    50-65
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16715
  • O profissional de Pedagogia em espaços não escolares: uma análise preliminar da produção científica

    Nilzilene Imaculada Lucindo, Célia Maria Fernandes Nunes, Regina Magna Bonifácio de Araújo
    66-81
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16716
  • Perspectivas pedagógicas para o ensino em classes multisseriadas na Ilha Grande

    Maria Aparecida Alves
    82-94
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16724
  • A educação sexual e o papel do educador: reflexões a partir de um contexto social em transformação

    Aline Patrícia Souza, Débora Raquel da Costa Milani, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
    95-106
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16635
  • Avaliação no contexto socioeducativo: desafios e perspectivas

    Enilvia Rocha Morato Soares, Edileuza Fernandes Silva
    107-121
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16652
  • Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional

    Marina Savordelli Versolato, Ana Paula Moreira Alves, Emerson Izidoro
    122-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659
  • A Educação para/com idosos: caminhos alternativos de inclusão social

    Rita de Cássia Fraga da Costa, Taiza Mara Rauen Moraes, Silvia Sell Duarte Pillotto
    139-152
  • Representações sociais da ressocialização através da Educação: a prisão pode constituir-se em espaço educativo?

    Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Ronaldo Silva Melo
    153-166
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16702
  • Narrativas e tessituras adolescentes: metodologia e desafios de uma pesquisa(dora)

    Rebeca Lloyd Gonçalves, Licinia Maria Corrêa
    167-184
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16706
  • O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente sociocultural e político

    Lygianne Batista Vieira, Geraldo Eustáquio Moreira
    185-199
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16711
  • Ensinar e aprender em “novos” espaços educativos na Amazônia Paraense: uma análise do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Sistema Educacional Interativo/SEI/Seduc/Pará/Brasil

    Jéssica Cristina Ferreira da Silva, Bruna Melo Assunção, Valéria Crístian Soares Ramos da Silva
    200-218
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16713
  • Percepções (Auto)Formativas de Docentes na Educação em Prisões: caminhos para uma educação libertadora

    Amanda Oliveira de Almeida, Orlando Nobre Bezerra de Souza
    219-232
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16718

Artigos

  • Práticas pedagógicas em terreiros de quimbanda: escritas sobre educação de crianças e infâncias

    Rodrigo Lemos Soares, Denise Marcos Bussoletti
    233-243
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.11648
  • Violência escolar o desafio da atualidade: implicações na prática profissional do professor

    Eliane Gonçalves dos Santos, Daiane Beatriz Meinhart
    244-259
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.13611
  • O papel do coordenador pedagógico numa experiência de formação colaborativa de professores

    Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Michele Pmentel Olim
    260-276
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.13973
  • O Plano Municipal de Educação e suas repercussões na escola pública

    Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    277-294
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.14515
  • Atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica: entre reflexões e proposições

    Célia Regina Teixeira, Joseval dos Reis Miranda
    295-308
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.14809
  • Do planejamento a prática docente: relato de implantação do Programa Mais Educação em uma cidade do oeste Catarinense

    Marineiva Campos de Oliveira, Anderson Luiz Tedesco, Elcio Cecchetti
    309-322
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16298
  • A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP)

    Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Mariana Wagner de Toledo Piza
    323-336
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16608
  • Educação como mecanismo de superação das relações de opressão atravessadas pela fragilidade do Ego

    Alexandre Patricio de Almeida, Mateus Vitor dos Santos
    337-350
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16008
  • Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia

    José António Marques Moreira, Susana Henriques, Daniela Barros
    351-364
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

Resenhas

  • Dez lições aos Estudantes de Pedagogia: Refletindo sobre a Prática Pedagógica

    Fernanda Pereira da Silva
    365-368
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16223