Práticas pedagógicas em terreiros de quimbanda: escritas sobre educação de crianças e infâncias

Autores

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS). https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - Coordenadora do grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS).

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.11648

Palavras-chave:

Educação, Práticas pedagógicas, Terreiros, Crianças, Infâncias.

Resumo

As práticas pedagógicas em terreiros de Quimbanda indicam os modos, pelos quais, os sujeitos, são ensinados nesses locais. Este texto apresenta algumas ações educativas com a atenção voltada às crianças e infâncias de seis terreiros de Quimbanda de Rio Grande, no interior do Rio Grande do Sul. O estudo que segue possui caráter narrativo, escrito, a partir de excertos de diários de campo, produzidos em seis terreiros, segundo os quais as práticas pedagógicas são da ordem da liberdade de escolha, veiculadas por meio das brincadeiras e das rotinas de cada local. Também, percebeu-se que em relação às crianças, elas são compreendidas como parte dos terreiros e por meio dos rituais elas são pedagogizadas. Além disso, elas possuem livre circulação nos terreiros sendo responsabilidades dos adultos mediar situações e orientar a verbalização de saberes, sem que isso as impossibilite de expressarem seus pensamentos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS).

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e, também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM no componente curricular de Sociologia (voluntário) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ministrando aulas nos cursos de Educação Física - Licenciatura e Pedagogia, bem como, práticas desportivas a todos os cursos desta instituição.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - Coordenadora do grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS).

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas. Exerceu, dentre outras, a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. Concluiu doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) Publicou mais de 90 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Possui 13 livros e 20 capítulos de livros publicados como autora/organizadora/co-autora. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, representações sociais, identidade social, memória e narrativas populares.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

SOARES, Rodrigo Lemos; BUSSOLETTI, Denise Marcos. Práticas pedagógicas em terreiros de quimbanda: escritas sobre educação de crianças e infâncias. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 233–243, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.11648. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11648. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos