Representações sociais da ressocialização através da Educação: a prisão pode constituir-se em espaço educativo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16702

Palavras-chave:

Educação prisional, Ressocialização, Representações sociais.

Resumo

Este artigo deriva de pesquisa realizada com 80 sujeitos, em dois presídios masculinos do Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar representações sociais da ressocialização por meio da educação. Apresentamos aspectos relacionados à percepção da escola e a uma representação social que emergiu na análise dos dados coletados: a de “enquadramento”, uma série de atitudes e pensamentos que permitem a sobrevivência no interior do presídio. Concluímos afirmando três necessidades imperativas: a construção de uma concepção de educação prisional não como benesse, mas como direito cidadão; o investimento material e humano nos espaços educativos situados em ambiente prisional; e a existência de uma verdadeira escola de ressocialização. Esta escola não pode ser representada como derivada do “enquadramento” dos presidiários, mas atuar para o mundo externo e promover a constituição de redes de apoio no contexto “extra muros”, contemplando também as famílias dos presidiários.

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Biografia do Autor

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora titular, Diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (UERJ), Coordenadora do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana, Professora do Programa de pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana.

Ronaldo Silva Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Mestre em Psicologia Social. Graduado em Letras. Professor da SEEDUC/RJ, atua como convidado no IFHT/UERJ. Pesqisador do Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN. Coordenador de Projetos junto à Fundação Santa Cabrini, na área de ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; MELO, Ronaldo Silva. Representações sociais da ressocialização através da Educação: a prisão pode constituir-se em espaço educativo?. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 153–166, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16702. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16702. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos