Do planejamento a prática docente: relato de implantação do Programa Mais Educação em uma cidade do oeste Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16298

Palavras-chave:

Formação Continuada, Planejamento, Práticas, Programa Mais Educação

Resumo

O objetivo desta reflexão é apresentar o processo de implantação do Programa Mais Educação em um município do Oeste Catarinense. No decorrer do relato, descreve-se a importância do planejamento das práticas dos educadores do Programa Mais Educação, com foco na participação coletiva e na formação continuada. Nesse intuito, para uma contribuição relevante, foram entrevistados três monitores do Programa Mais Educação e dois professores da escola que atendem os alunos do Ensino Fundamental da escola da Rede Municipal, localizada do Oeste Catarinense. Os resultados mostram que os professores entrevistados relacionam a formação continuada com o planejamento coletivo na atuação escolar, considerando-a de fundamental importância para a construção de suas práticas. Conclui-se que, será possível constatar que boas práticas docentes só são realizadas se planejadas, e melhoradas se forem planejadas no coletivo, e que é necessária formação continuada focada na Educação Integral para que atenda aos anseios dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marineiva Campos de Oliveira, Unoesc

Pedagoga da Rede Municipal de Ensino, Mestranda em Educação do Programa de Mestrado em Educação da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão.  Doutoranda em Educação pelaUniversidade Estadual de Ponta Grossa. Grupo de Pesquisa Representações, espaços, tempos e linguagens em experiências educativas - RETLEE. 

Anderson Luiz Tedesco, Unochapecó

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor da Universidade Comunitária de Chapecó – Unochapecó e do Colégio La Salle de Xanxerê.  Temáticas de Estudo e Pesquisa: Bioética e Educação. Bioética e Religião. Educação, Formação Humana e Biotecnologia. 

Elcio Cecchetti, Unochapecó

 Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Mestrado em Educação da Unochapecó. Temas de Pesquisa: Políticas Públicas e Educação

Referências

ALMEIDA, Benedita de. Formação continuada de professores e escrita: pontos de ancoragem. In: ______. A escrita na formação continuada de professoras alfabetizadoras: práticas de autoria. 2007. 251f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. A interação verbal. In: ______. BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. Trad.Michel Lahud. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Portaria interministerial nº 17/2007. Câmara dos Deputados. Brasília, 2007.

BRASLAVSKY, Berta. Marcos Referenciais. In: _________. Escola e Alfabetização: uma perspectiva didática. Trad. Vera Masagão Ribeiro. São Paulo: UNESP, 1993.

BRZEZINSKI, Iria. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1139-1166, set./dez. 2008. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em 30/05/2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Editora Cortez, 1994.

MIZUKAMI, M. G. N. REALI, A . M. M. R.(orgs) Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MOLL, Jaqueline. Ciclos na escola e tempos na vida. Porto Alegre: Artmed, 2004.

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política socio- lógica B poder e conhecimento em educação. Trad. Beatriz Afonso Neves. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In NÓVOA, António. Profissão professor. Porto Editora, 1995.

STRIEDER, Roque. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa: metodologia do trabalho científico. Joaçaba: Ed. Unoesc, 2009.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2000.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

ZANON, D.P.; ATHAUS, M.T.M. Didática II. Ponta Grossa: UEPG/NUEAD, 2010.

Publicado

2020-06-03

Como Citar

OLIVEIRA, Marineiva Campos de; TEDESCO, Anderson Luiz; CECCHETTI, Elcio. Do planejamento a prática docente: relato de implantação do Programa Mais Educação em uma cidade do oeste Catarinense. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 309–322, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16298. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16298. Acesso em: 18 mai. 2024.

Edição

Secção

Artigos