Interfaces entre os princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16651

Palavras-chave:

Educação Permanente, Paulo Freire, PNEP-SUAS.

Resumo

Este artigo apresenta algumas intersecções possíveis entre as ideias de Paulo Freire e os fundamentos metodológicos e pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (PNEP-SUAS).  O PNEP-SUAS visa a capacitação e formação em diferentes modalidades e níveis dos trabalhadores do SUAS, portanto é orientado para adultos trabalhadores de distintos campos de atuação da Assistência Social, com vivências profissionais diferenciadas e complementares. Adotamos como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica e pesquisa documental. Verificou se diversas possibilidades de diálogo entre os princípios pedagógicos do PNEP-SUAS, historicidade, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade e a centralidade dos processos de trabalho com as propostas e compreensões freirianas sobre dialogicidade, historicidade, práxis e centralidade no conhecimento do aluno. 

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Biografia do Autor

Laís Vieira Pinelli, Universidade de Brasília

Formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília, é mestre em Política Social pelo Programa de Pós Graduação em Política Social do Departamento de Setviço Social da Unb. Em 2020 inicia seu Dotutorado também em Política Social no mesmo programa.

Miriam de Souza Leão Albuquerque, Universidade de Brasília

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (1986), Especialização em Serviço Social - Trabalhos Comuitários e Interdisciplinaridade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ PUCCAMP (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2003), Especialização em Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2008). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília- UnB. Participa do grupo de pesquisa sobre Trabalho, Educação e Discriminação- TEDIS. Áreas de atuação e pesquisa: Trabalho, Educação, Assistência Social, Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, Precarização do Trabalho, Formação Profissional. Participou da Coordenação de Estágio do Departamento de Serviço Social da UnB- SER no período 2014/2016. Participou da Gestão da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa em Serviço Social- ABEPSS -2017/2018, ocupando o cargo de Vice-Presidente da Região Centro Oeste. Atualmente é Tutora do Programa de Educação Tutorial- PET desde do mês de agosto de 2017. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

PINELLI, Laís Vieira; LEÃO ALBUQUERQUE, Miriam de Souza. Interfaces entre os princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 22–33, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16651. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16651. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos