A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP)

Autores

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus de Botucatu); Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Bacharel em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE). https://orcid.org/0000-0002-7039-1137
  • Mariana Wagner de Toledo Piza Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) Instituto Toledo de Ensino (ITE) https://orcid.org/0000-0001-9944-4581

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16608

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Formação docente, Autonomia

Resumo

A principal questão abordada neste artigo é a forte adesão às tecnologias em sala de aula, com foco ao estudo de seu bom aproveitamento. Há uma explanação teórica na qual se debate como o mesmo processo já vem ocorrendo no passar dos anos, considerando outras tecnologias senão a dos Smartphones, que estão em ascensão no Brasil e no mundo, estando muito presentes também em sala de aula. Para haver uma discussão de dados, optou-se pela metodologia dedutiva perante uma pesquisa de campo ocorrida em uma escola de ensino profissionalizante do município de Botucatu (SP). Esta pesquisa trouxe novas expectativas e contribuições que vêm desde a ótica de alunos para a modernização do ambiente de ensino e para a criação de oportunidades para a autonomia nos processos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus de Botucatu); Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Bacharel em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE).

Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (2019) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças (2019) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel); Licenciado em Letras - Inglês (2019) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus Botucatu); Bacharel em Administração (2016) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2017) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel). Realiza pesquisas na área de Comunicação com ênfase em Redes e Mídias Sociais; na área de Educação com ênfase em Métodos Interdisciplinares para aplicação em sistemas de Educação Formal e Educação Popular; na área de Administração com ênfase na Teoria das Relações Humanas de George Elton Mayo e na Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow; e na área de Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Atua como Professor-Instrutor de Inglês particular e em instituições de ensino técnico.

Mariana Wagner de Toledo Piza, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) Instituto Toledo de Ensino (ITE)

Doutora (2018) e Mestre (2014) em Energia na Agricultura pela Universidade Julio de Mesquita Filho - Unesp/ FCA. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Processos Gerenciais - Faculdade Educacional da Lapa (2015). Graduada em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (2008). Integrante do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico de Botucatu/SP. Coordenadora do curso de Administração na Faculdade Iteana de Botucatu. Possui experiência docente e na área administrativa, gestão de equipes multidisciplinares, e ainda, em gestão dos processos de licenciamento ambiental, pedidos de outorga junto a órgãos públicos e em estudos dos usos múltiplos da água em estudos de inventário.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

CERIANI DE OLIVEIRA GOMES, Mike; WAGNER DE TOLEDO PIZA, Mariana. A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP). Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 323–336, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16608. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16608. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos