Technology in the classroom as a pedagogical tool: a perspective by the view of students from an educational institution in Botucatu (SP)

Authors

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus de Botucatu); Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Bacharel em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE). https://orcid.org/0000-0002-7039-1137
  • Mariana Wagner de Toledo Piza Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) Instituto Toledo de Ensino (ITE) https://orcid.org/0000-0001-9944-4581

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16608

Keywords:

New technologies, Teacher training, Autonomy

Abstract

The main issue related to this article is the adherence to technologies in the classroom, focusing on the study of their good use. There is a theoretical explanation in which it is debated how the same process has been growing over the years, considering other technologies than Smartphones, which are on the rise in Brazil and around the world, being also very present in the classroom. To have a discussion of data, it was chosen the deductive methodology before a field research that took place in a vocational school of Botucatu (São Paulo State – Brazil). This research brought new expectations and contributions that come from the students' perspective to the modernization of the teaching environment and to the creation of opportunities for autonomy in the learning processes.

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Author Biographies

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus de Botucatu); Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Bacharel em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE).

Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (2019) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças (2019) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel); Licenciado em Letras - Inglês (2019) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus Botucatu); Bacharel em Administração (2016) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2017) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel). Realiza pesquisas na área de Comunicação com ênfase em Redes e Mídias Sociais; na área de Educação com ênfase em Métodos Interdisciplinares para aplicação em sistemas de Educação Formal e Educação Popular; na área de Administração com ênfase na Teoria das Relações Humanas de George Elton Mayo e na Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow; e na área de Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Atua como Professor-Instrutor de Inglês particular e em instituições de ensino técnico.

Mariana Wagner de Toledo Piza, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) Instituto Toledo de Ensino (ITE)

Doutora (2018) e Mestre (2014) em Energia na Agricultura pela Universidade Julio de Mesquita Filho - Unesp/ FCA. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Processos Gerenciais - Faculdade Educacional da Lapa (2015). Graduada em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (2008). Integrante do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico de Botucatu/SP. Coordenadora do curso de Administração na Faculdade Iteana de Botucatu. Possui experiência docente e na área administrativa, gestão de equipes multidisciplinares, e ainda, em gestão dos processos de licenciamento ambiental, pedidos de outorga junto a órgãos públicos e em estudos dos usos múltiplos da água em estudos de inventário.

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Published

2020-06-03

How to Cite

CERIANI DE OLIVEIRA GOMES, Mike; WAGNER DE TOLEDO PIZA, Mariana. Technology in the classroom as a pedagogical tool: a perspective by the view of students from an educational institution in Botucatu (SP). Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 323–336, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16608. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16608. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos