A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP)

Autores

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus de Botucatu); Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Bacharel em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE). https://orcid.org/0000-0002-7039-1137
  • Mariana Wagner de Toledo Piza Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) Instituto Toledo de Ensino (ITE) https://orcid.org/0000-0001-9944-4581

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16608

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Formação docente, Autonomia

Resumo

A principal questão abordada neste artigo é a forte adesão às tecnologias em sala de aula, com foco ao estudo de seu bom aproveitamento. Há uma explanação teórica na qual se debate como o mesmo processo já vem ocorrendo no passar dos anos, considerando outras tecnologias senão a dos Smartphones, que estão em ascensão no Brasil e no mundo, estando muito presentes também em sala de aula. Para haver uma discussão de dados, optou-se pela metodologia dedutiva perante uma pesquisa de campo ocorrida em uma escola de ensino profissionalizante do município de Botucatu (SP). Esta pesquisa trouxe novas expectativas e contribuições que vêm desde a ótica de alunos para a modernização do ambiente de ensino e para a criação de oportunidades para a autonomia nos processos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus de Botucatu); Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE); Bacharel em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel; Coligada à UNINOVE).

Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (2019) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças (2019) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel); Licenciado em Letras - Inglês (2019) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus Botucatu); Bacharel em Administração (2016) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2017) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel). Realiza pesquisas na área de Comunicação com ênfase em Redes e Mídias Sociais; na área de Educação com ênfase em Métodos Interdisciplinares para aplicação em sistemas de Educação Formal e Educação Popular; na área de Administração com ênfase na Teoria das Relações Humanas de George Elton Mayo e na Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow; e na área de Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Atua como Professor-Instrutor de Inglês particular e em instituições de ensino técnico.

Mariana Wagner de Toledo Piza, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) Instituto Toledo de Ensino (ITE)

Doutora (2018) e Mestre (2014) em Energia na Agricultura pela Universidade Julio de Mesquita Filho - Unesp/ FCA. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Processos Gerenciais - Faculdade Educacional da Lapa (2015). Graduada em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (2008). Integrante do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico de Botucatu/SP. Coordenadora do curso de Administração na Faculdade Iteana de Botucatu. Possui experiência docente e na área administrativa, gestão de equipes multidisciplinares, e ainda, em gestão dos processos de licenciamento ambiental, pedidos de outorga junto a órgãos públicos e em estudos dos usos múltiplos da água em estudos de inventário.

Referências

ARAÚJO, C.A. A pesquisa norte-americana. In: HOHLFELD, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2017, 15. ed., p. 119-130.

ARXER, E. A.; ZANON, D. A. V.; BIZELLI, J. L. Contribuições do processo reflexivo parao entendimento da prática docente.Dialogia, São Paulo, n. 28, p. 121-132, jan./abr. 2018.

BARRETO, G. Cidadania e internet: entre a representação midiática e a representatividade política. Curitiba: Appris, 2017.

BITTENCOURT, M. C. A. Convergência midiática e redes digitais: modelo de análise para pesquisas em comunicação. Curitiba: Appris, 2017.

CAMPOLI, C. 52% das instituições de educação básica usam celular em atividades escolares, aponta estudo da Cetic:De 2015 para 2016, número de professores que usam a internet do celular em atividades com os alunos cresceu em 10%. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/52-das-instituicoes-de-educacao-basica-usam-celular-em-atividades-escolares-aponta-estudo-da-cetic.ghtml.Acesso em: em 17 nov. 2019.

FRAGA, É.Uso de celular em sala de aula dobra efeito negativo nas notas, aponta estudo:Pesquisa da FGV mediu impacto da utilização em excesso dos aparelhos. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/09/uso-de-celular-em-sala-de-aula-dobra-efeito-negativo-nas-notas-aponta-estudo.shtml. Acesso em: 17 nov. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 59. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Política e educação.3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GRACIANI, M. S.S. Pedagogia Social.São Paulo: Cortez, 2014.

KARNAL, L.Conversas com um jovem professor.São Paulo:Contexto, 2012.

LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LOPES, P. A.; PIMENTA, C. C. C. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação,v. 3, n. 1, p. 52-66, 2017.

MARTINO, L.C. de qual comunicação estamos falando? In: HOHLFELD, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2017, 15. ed., p. 11-25.

MEKSENAS, P. Sociologia da educação: Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 17. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MORAN, J. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5.ed. Campinas: Papirus, 2013.

POLICARPO, C.; SANTAELLA, L. A estética do conhecimento nas redes digitais. Dialogia, São Paulo, n. 28, p. 29-45, jan./abr. 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E.C.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013.

SILVA, G.; VIANA, M. A.P. As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 183-198, maio/ago. 2019.

SILVA, M.C. USO DO SMARTPHONE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras,v. 10, n. 01, p. 124-133, 2017.

Downloads

Publicado

03.06.2020

Como Citar

CERIANI DE OLIVEIRA GOMES, Mike; WAGNER DE TOLEDO PIZA, Mariana. A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP). Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 323–336, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16608. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16608. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos