Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659

Palavras-chave:

Educação não formal, Educação de Jovens e Adultos, Educação nas prisões, Formação Inicial docente

Resumo

A Banca da Ciência (BC) é uma proposta de intervenções não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência. O objetivo desse artigo é investigar os processos interativos no âmbito da difusão científica em espaços de educação não formal - no caso, a Banca da Ciência - entre os mediadores e os educandos jovens e adultos privados de liberdade. Para tanto observamos o processo interativo, no decorrer de duas apresentações da BC, entre os mediadores e o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidos dois grupos de discussão com os mediadores. Com base nas teorias de Vigotski e Freire verificamos, na análise dos dados, indícios objetivos de que a atividade da BC contribuiu com a formação dos mediadores, que são futuros professores, fazendo-os pensar sobre as especificidades do trabalho com o público da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Savordelli Versolato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012). Especialização em Educação Especial pelo Centro universitário Fundação Santo André (2011), especialização em Psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Metodista de São Paulo (2013). Especialização em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2017). Atualmente é Assistente Pedagógica na Gerência de Educação Inclusiva da Secretária de Educação da prefeitura de Santo André. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação de jovens e adultos, atendimento educacional especializado, sala de recursos e educação não formal.

Ana Paula Moreira Alves, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora de Biologia da educação básica (ensino médio) e coordenadora no Projeto de Divulgação Científica Banca da Ciência, na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, com foco para Educação de Jovens e Adultos. Foi bolsista no Projeto de Iniciação Científica - UFAM na área de Microbiologia. Participou do Projeto de nivelamento do Curso de Ciências Naturais onde ministrou aula de Biologia Celular. Participou do Projeto de Extensão VER-SUS, criado pelo Ministério da Saúde. Foi bolsista do Projeto de Iniciação a Docências - PIBID.

Emerson Izidoro, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, atua no curso de Pedagogia em disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências e no Programa de Residência Pedagógica. Orienta nos prograrmas de pós-graduação em Educação da Unifesp e, em Estudos Culturais da USP. Doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências - Unesp Bauru (2010). Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pelo programa de Pós-graduação Interunidades FEUSP-IFUSP (2003) Licenciado em Física pela USP (1998) e em Ciências da Natureza também pela USP (2009). Atuou por vários anos em formação continuada de professores de ciências e como pesquisador na área de projetos educacionais da USP, junto à Ludoteca do IFUSP e no polo do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa da Estação Ciência-USP. Coordena o projeto Banca da Ciência que já teve financiamentos do CNPq, CAPES e PRCEU-USP. É líder do Grupo de Pesquisa interinstitucional Interfaces - Núcleo Temático de Estudos e Recursos sobre a Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica em espaços não-formais, formação continuada de professores, atividades e recursos didáticos para divulgação científica e ensino de ciências e teoria sócio-histórica com aplicações no ensino de ciências e na difusão científica

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicol. cienc. prof. [online], São Paulo, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006.

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

AUBERT, Adriana.; FLECHA, Ainhoa; GARCIA, Carme; FLECHA, Ramón; RACIONERO, Sandra. Aprendizagem dialógica na sociedade de Informação. São Carlos: Edufscar, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer CNE/CEB nº 11, de 10 de maio de 2000. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: CNE, maio 2000.

BUENDGENS, Jully Fortunato; CARVALHO, Diana Carvalho de. O Preconceito e as Diferenças na Literatura Infantil. Educ. Real., Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 591-612, jun. 2016.

CAZELLI, Sibele., MARANDINO, Martha., STUDART, Denise. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática In: GOUVÊA, Guaracira: MARANDINO, Martha; LEAL, Maria Cristina (Orgs.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access, 2003.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Parecer CNE/CEB 11/2000 que dispõe sobre as diretrizes curriculares para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, CNE, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política: impactos sobre associativismo do terceiro setor. 5º ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. Encarceramento, seletividade e opressão: a crise carcerária como projeto político. São Paulo: Friedrich Ebert Stifung Brasil, 2017 (Análise)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 19 ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2018.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveria.; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007.

GRACIANO, Mariângela.; HADDAD, Sérgio. O direito humano à educação de pessoas jovens e adultas presas. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 20, n. especial, p. 39-66, 2015.

NÓVOA, António. Firma a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na Prisão: como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 57-69, 2013.

PIASSI, Luis Paulo de Carvalho; SANTOS, Caynnã de Camargo; SANTOS, Emerson Izidoro. Ciência e Comunicação: a divulgação científica através de artefatos culturais no projeto 'Banca da Ciência'. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus, AM. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2013. v. 36.

PORTO, Cristiane de Magalhães. Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica. In: PORTO, Cristiane; BROTAS, Antonio; BORTOLIERO, Simone (Orgs.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011.

TRILLA, James. A educação não formal. In: TRILLA, J., GHANEM, E.; ARANTES, V. A. (org.); Educação formal e não formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

03.06.2020

Como Citar

VERSOLATO, Marina Savordelli; ALVES, Ana Paula Moreira; IZIDORO, Emerson. Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 122–138, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16659. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16659. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos