Avaliação no contexto socioeducativo: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16652

Palavras-chave:

Avaliação, Socioeducação, Trabalho pedagógico, Política intersetorial

Resumo

Compreender a avaliação conduzida em um Núcleo de Ensino de uma Unidade de Internação Socioeducativa do DF constitui objetivo de pesquisa discutida neste artigo. Por meio de estudo de caso do tipo etnográfico, utilizou-se para levantamento de dados: observação, questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Fundamentadas no materialismo histórico-dialético, as análises consideraram as categorias metodológicas apontadas por Cury (1985) e as conceituais emersas das significações (AGUIAR e OZELLA, 2006 e 2013; AGUIAR, SOARES e MACHADO, 2015) constituídas por interlocutores. O estudo indicou a necessidade de espaços-tempos coletivos e democráticos que viabilizem uma prática avaliativa com condições de contribuir para a instauração de uma política educacional intersetorial favorável à articulação do trabalho realizado pelo Núcleo de Ensino e demais setores da Unidade de Internação. Avaliar e planejar conjuntamente o processo formativo dos jovens internos concorreria para o enfrentamento de desafios que obstaculizam o direito de aprender, legalmente assegurado a todos os socioeducandos.

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Biografia do Autor

Enilvia Rocha Morato Soares, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutora em Educação pela UnB, professora aposentada da SEEDF e integrante do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico - GEPA

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação. Professora na área de Didática e membro do corpo permanente de docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB, na linha de pesquisa profissão docente, currículo e avaliação.

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Recebido em: 25 fev. 2020 / Aprovado em: 28 abr. 2020

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

SOARES, Enilvia Rocha Morato; FERNANDES SILVA, Edileuza. Avaliação no contexto socioeducativo: desafios e perspectivas. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 107–121, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16652. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16652. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos