Narrativas e tessituras adolescentes: metodologia e desafios de uma pesquisa(dora)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16706

Palavras-chave:

Entrevista narrativa, Pesquisa qualitativa, Adolescentes, Medidas socioeducativas

Resumo

O presente artigo discute as possibilidades da entrevista narrativa como recurso teórico-metodológico na pesquisa qualitativa em que a autora posiciona suas leituras acerca das representações construídas por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Relata-se o percurso investigativo e os exercícios contínuos que intencionaram traduzir com inteligibilidade o que as adolescentes pesquisadas trouxeram nas suas narrativas. A utilização das entrevistas narrativas orientou-se pela necessidade de compreender como as adolescentes (re)significavam o cumprimento da medida socioeducativa. Focalizando as experiências singulares de cada adolescente, observou-se que as narrativas provocam mudanças nas formas como os sujeitos compreendem a si próprios, aos outros e, por este motivo, são importantes estratégias causadoras de reflexão numa perspectiva emancipatória e de protagonismo juvenil. Conclui-se que essa metodologia possibilitou a aproximação entre a pesquisadora e as adolescentes, evidenciando a dimensão subjetiva no processo narrativo.

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Biografia do Autor

Rebeca Lloyd Gonçalves, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência, na linha de pesquisa: Educação, Ensino e Humanidades, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE / UFMG. Possui especialização em Psicopedagogia Institucional, Arte e Educação, Educação de Jovens e Adultos e Política e Gestão Educacional. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais, é  professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente, trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, compondo a equipe da Gerência do Clima Escolar, na Diretoria de Políticas Intersetoriais. Tem experiência na área de educação, com ênfase em infâncias, juventudes, eventos juvenis, metodologias pedagógicas para as juventudes, clima escolar e enfrentamento de violações infanto-juvenis.

Licinia Maria Corrêa, Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Membro do Programa Observatório da Juventude. liciniacorrea@ufmg.br

Possui pós doutorado em Sociologia pela Università degli Studi di Pádova-Itália, doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara (2008) e mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG. No ensino, tem sua atuação voltada para temas da Sociologia da Educação em interface com a Sociologia da Juventude. Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: juventude e escola, cultura juvenil e cultura escolar, relação jovens, escola e mundo do trabalho e ensino médio. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de extensão em Educação de Jovens e Adultos, educação social, formação de jovens e formação de educadores/a em parceria com movimentos sociais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e e organizações públicas.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

GONÇALVES, Rebeca Lloyd; CORRÊA, Licinia Maria. Narrativas e tessituras adolescentes: metodologia e desafios de uma pesquisa(dora). Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 167–184, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16706. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16706. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos