O papel do coordenador pedagógico numa experiência de formação colaborativa de professores

Autores

  • Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti Universidade Nove de Julho
  • Michele Pmentel Olim Secretaria Municipal de Educação- São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.13973

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Educação Infantil, Maria Montessori, Pesquisa-Formação.

Resumo

Neste artigo o foco de estudo é a atuação do coordenador pedagógico como elemento articulador numa experiência de formação colaborativa de professores num Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de ensino de São Paulo em 2018. Segundo as orientações para o planejamento Projetos especiais de Ação (PEAs), em se considerando a realidade do CEI, o tema foi o desenvolvimento infantil segundo Maria Montessori. Estabelecido o foco da pesquisa-formação, a pauta dos encontros manteve-se para os professores dos períodos da manhã e tarde, tendo sido comportadas alterações ocasionais durante o processo. Participaram do pesquisa-formação 45 professores da CEI mais a coordenadora pedagógica. Todos os dados foram posteriormente organizados e analisados em categorias de análise que emergiram das discussões dos encontros. Pode-se concluir da experiência que foi possível construir, (re) significar e (re) avaliar o trabalho pedagógico, mediado pela ação do coordenador.

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Biografia do Autor

Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Universidade Nove de Julho

Pedagoga. Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP. Pesquisa e publica em história da profissão docente e configuração dos padrões pedagógicos modernos. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: contextos, epistemologias e metodologias.

Michele Pmentel Olim, Secretaria Municipal de Educação- São Paulo

Pedagoga. Mestre em Educação pelo PROGEPE-UNINOVE. Coordenadora pedgógica do CEu CEi Jardim Paulistano, SEMSP.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Aparecida; OLIM, Michele Pmentel. O papel do coordenador pedagógico numa experiência de formação colaborativa de professores. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 260–276, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.13973. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13973. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos