A educação sexual e o papel do educador: reflexões a partir de um contexto social em transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16635

Palavras-chave:

Educação, Educação Sexual, Sexualidade

Resumo

Partimos do princípio que Educação Sexual é um dos mais polêmicos assuntos, tendo em vista os diversos olhares, percepções e concepções existentes, recheados de diferentes valores presentes na sociedade. Dentre os estudiosos que se aventuram em investir na compreensão da sexualidade estão alguns profissionais da saúde e da educação, para quem direcionamos este artigo, que tem como objetivo refletir sobre os conceitos de Educação, Educador e Educação Sexual, levando o leitor a ponderar suas convicções sobre o papel de educador e refletir sobre a necessidade da ampliação desta temática para áreas de atuação além da Educação e Saúde. Trabalhar com Educação Sexual é uma possibilidade que vai além do ambiente escolar e médico, principalmente no momento atual em que as relações sociais se expandem em diferentes espaços e áreas profissionais começam a surgir para dar conta da demanda de questões ligadas à sexualidade. As reflexões aqui descritas, são decorrentes de leituras bibliográficas, que levam à conclusão que, mesmo diante de inúmeros desafios da Educação Sexual, todo cidadão pode ser educador em sexualidade, desde que exista nele o interesse pelos estudos e pesquisas para aprofundamento sobre a temática, encarando-a como formativa e de cunho científico.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

SOUZA, Aline Patrícia; MILANI, Débora Raquel da Costa; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A educação sexual e o papel do educador: reflexões a partir de um contexto social em transformação. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 95–106, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16635. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16635. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos