Percepções (Auto)Formativas de Docentes na Educação em Prisões: caminhos para uma educação libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16718

Palavras-chave:

Educação em Prisões, Formação, Profissão e Vida

Resumo

Esta Pesquisa busca analisar percepções (auto)formativas de professores da Educação para Pessoas em Situação de Restrição/Privação de Liberdade. A metodologia adotada através de uma abordagem qualitativa teve como objetivo compreender as repercussões das experiências vividas por cinco professores sobre o seu desenvolvimento profissional/pessoal, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise revelou aspectos relacionados as concepções de educação como um processo de formação e transformação; a importância de uma perspectiva ética para ensinar em ambientes de encarceramento; e a confiança no ser humano, como valores resultantes da relação educadores(as)-educandos(as). No que se refere às práticas pedagógicas, os(as) entrevistados(as) destacaram que apesar da carência de formação específica, se esforçam para implementar ações que potencializem a educação nos estabelecimentos penais como um instrumento capaz de propiciar aos que nela atuam e estão envolvidos, constantes reflexões sobre o ato em si, que mobilizam dimensões fundamentais da vida e da atuação profissional.

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Biografia do Autor

Amanda Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará -UFPA. Integrante do grupo de pesquisa Estado e Educação na Amazônia - GESTAMAZON/UFPA.

Orlando Nobre Bezerra de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação, Pesquisador e Docente Adjunto da Universidade Federal do Pará, do Instituto de Ciências da Educação, desenvolvendo suas atividades acadêmicas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Rural, do qual é o Líder Institucional, além de participar do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON). Tem experiência na área de Gestão Educacional em unidades escolares e nos processos formativos em organizações sociais, realizando estudos sobre vivências em educação não-formal, educação do campo e educação em instituições prisionais, onde lidera uma Rede Interinstitucional de Apoio à Educação Prisional (REAPED)

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

DE ALMEIDA, Amanda Oliveira; DE SOUZA, Orlando Nobre Bezerra. Percepções (Auto)Formativas de Docentes na Educação em Prisões: caminhos para uma educação libertadora. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 219–232, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16718. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16718. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos