Contribuições da concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel na formação de jovens aprendizes.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16704

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Jovem Aprendiz, Práticas Educativas

Resumo

O presente artigo tem como propósito refletir sobre as contribuições da concepção de Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1982) para a formação de aprendizes.  Objetiva analisar a constituição do processo de ensino e aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz (PJA) a partir de práticas educativas influenciadas pelas múltiplas contradições que permeiam a ação educacional demarcada por um espaço-tempo histórico, social e cultural.  Este estudo bibliográfico estrutura-se a partir de: apontamentos iniciais sobre o PJA, aprendizagem e metodologia utilizada; discussão sobre aprendizagem significativa e prática educativa; caracterização do PJA e suas diretrizes bem como a interlocução entre estas e alternativas pedagógicas formativas. Conclui-se que a aprendizagem significativa resulta de uma prática pedagógica, que auxilia a formação da jovem classe trabalhadora, pois alicerçada ao conhecimento prévio, na análise crítica e intencionalidades garante o sucesso das ações realizadas, impedindo que o ensino fique restrito à esfera da idealização e desconectado de sua objetivação.

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Biografia do Autor

Marcelo Silva Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Gestão Pública pela AVM Faculdade Integrada, MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá e mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ProfEPT/IFGoiano/Morrinhos. Servidor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de educação universitária, técnica e preparação voltada para concursos públicos.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Conceito CAPES 5). Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão educacional.

Sangelita Miranda Franco Mariano, Instituto Federal Goiano

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). É especialista em Docência na Educação Superior, Universidade Federal de Uberlândia (2004). Mestre em Educação na Linha de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas" pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa " Estado, Políticas e Gestão da Educação" (2016). Atualmente trabalha no Instituto Federal Goiano ? Campus Morrinhos, como docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possui experiência na área de educação infantil; Políticas públicas educacionais, Práticas educativas , Avaliação e Estágio Supervisionado.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

OLIVEIRA, Marcelo Silva; CARVALHO, Marco Antônio de; MARIANO, Sangelita Miranda Franco. Contribuições da concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel na formação de jovens aprendizes. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 34–49, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16704. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16704. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos