Contribuições da concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel na formação de jovens aprendizes.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16704

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Jovem Aprendiz, Práticas Educativas

Resumo

O presente artigo tem como propósito refletir sobre as contribuições da concepção de Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1982) para a formação de aprendizes.  Objetiva analisar a constituição do processo de ensino e aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz (PJA) a partir de práticas educativas influenciadas pelas múltiplas contradições que permeiam a ação educacional demarcada por um espaço-tempo histórico, social e cultural.  Este estudo bibliográfico estrutura-se a partir de: apontamentos iniciais sobre o PJA, aprendizagem e metodologia utilizada; discussão sobre aprendizagem significativa e prática educativa; caracterização do PJA e suas diretrizes bem como a interlocução entre estas e alternativas pedagógicas formativas. Conclui-se que a aprendizagem significativa resulta de uma prática pedagógica, que auxilia a formação da jovem classe trabalhadora, pois alicerçada ao conhecimento prévio, na análise crítica e intencionalidades garante o sucesso das ações realizadas, impedindo que o ensino fique restrito à esfera da idealização e desconectado de sua objetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Silva Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Gestão Pública pela AVM Faculdade Integrada, MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá e mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ProfEPT/IFGoiano/Morrinhos. Servidor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de educação universitária, técnica e preparação voltada para concursos públicos.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Conceito CAPES 5). Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão educacional.

Sangelita Miranda Franco Mariano, Instituto Federal Goiano

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). É especialista em Docência na Educação Superior, Universidade Federal de Uberlândia (2004). Mestre em Educação na Linha de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas" pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa " Estado, Políticas e Gestão da Educação" (2016). Atualmente trabalha no Instituto Federal Goiano ? Campus Morrinhos, como docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possui experiência na área de educação infantil; Políticas públicas educacionais, Práticas educativas , Avaliação e Estágio Supervisionado.

Referências

AUSUBEL. D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARBOSA, I. G. Prática Pedagógica na educação infantil. In: OLIVEIRA. D. A.; DUARTE, A. C.; VIEIRA, L. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, UFMG, 2010.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 dez. 2019.

BRASIL. Lei Ordinária nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 10 dez. 2019.

BRASIL. Lei Ordinária nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Lei Nacional da Aprendizagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm>. Acesso em: 19 nov. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.598 de 1 de Dezembro de 2005. Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5598.htm>. Acesso em: 20 nov. 2019.

BRASIL. Decreto nº 9.579 de 22 de Novembro de 2018. Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9579.htm>. Acesso em: 22 nov. 2019.

FILATRO, A; CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Disponível em: [Minha Biblioteca]. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553131334/>. Acesso em: 10 jan. 2020.

FRANCO, M. A. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. RBEP, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FRENZEL, H. S.; BARDAGI, M. P. Adolescentes Trabalhadores Brasileiros: um breve estudo bibliométrico. Psicologia, Organizações e Trabalho. Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 79-88, 2014.

KOCHHANN, A.; MORAES, A. C. Aprendizagem Significativa na perspectiva de David Ausubel. Anápolis: Editora UEG, 2014.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis. Florianópolis, v. 10 n. esp. p. 37-45, mar/abr. 2007.

MANUAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. O que é preciso saber para contratar o aprendiz. Brasília: SINAIT, 2019.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, M.A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UNB, 2006.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

NOVAK, J. D. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1981.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

ORVALHO, L.; ALONSO, L. A estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: do modelo curricular às práticas. Uma investigação colaborativa. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, v. 10, p. 79-121, fev/2011.

RIZZO, C. B. S.; CHAMON, E. M. O sentido do trabalho para o adolescente. Educação & Saúde, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 407-417, nov/fev. 2011.

ROLDÃO, M. C. Estratégias de ensino. O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia, PT: Fundação Manuel Leão, 2009.

SILVA, J.; RAMOS, M. M. Prática Pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. Disponível em: <https://docplayer.com.br/277398-Pratica-pedagogica-numa-perspectiva-interdisciplinar.html>. Acesso em: 20 jan. 2020.

TAKEUCHI, M. Y. Estudo do uso de mapa conceitual na promoção de aprendizagem significativa de conteúdo de neurociência na graduação. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, Brasil, 2009.

VEIGA. I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, Papirus, 2002.

WANTOWSKY, G. Trabalho do menor aprendiz é também uma questão de responsabilidade social. Boletim Jurídico, Uberaba-MG, v. 3, n. 99. Disponível em: <http://www.boletimjuridico.com.br/ doutrina/texto.asp?id=384> Acesso em: 25 fev. 2020.

Downloads

Publicado

03.06.2020

Como Citar

OLIVEIRA, Marcelo Silva; CARVALHO, Marco Antônio de; MARIANO, Sangelita Miranda Franco. Contribuições da concepção de aprendizagem significativa de David Ausubel na formação de jovens aprendizes. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 34–49, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16704. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16704. Acesso em: 28 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos