O profissional de Pedagogia em espaços não escolares: uma análise preliminar da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16716Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Pedagogo, Espaços não escolaresResumo
O presente artigo aborda a produção cientifica acerca do profissional de Pedagogia em espaços não escolares, constituída a partir da leitura dos resumos de dissertações e teses defendidas no Brasil entre 2006 a 2018 e explicita dados relativos ao objeto de estudo, finalidade das pesquisas; desenhos; sujeitos e locus investigados, além de apresentar algumas reflexões sobre o campo. Como resultados foram identificados 35 trabalhos, contudo, apurou-se que o número de pesquisas que investigam essa temática em nível de Doutorado e em algumas regiões brasileiras é incipiente, o que demanda adensar a produção desse campo. Apesar de serem numerosos os campos de atuação do pedagogo, o estudo revelou um descompasso entre o número de espaços não escolares existentes e o de investigações realizadas.
Downloads
Referências
AQUINO, S. L. de. O pedagogo e seus espaços de atuação nas representações sociais de egressos do curso de pedagogia. 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2006 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2013.
CABRAL, A. N. M. de A. Políticas de formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares: o projeto político pedagógico da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana - PE. 2013. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
CHESINI, A. A. Pedagogos (as) em instituições de acolhimento: fazeres e saberes. 152 f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
COSTA, S. L. F. O pedagogo em ambientes organizacionais: um novo prisma de atuação. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró.
FALCO, A. M. C. O processo de formação do pedagogo para atuação em espaços não-escolares: em questão a Pedagogia Hospitalar. 2010. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
FERREIRA, H. P. de A. O pedagogo na associação de apoio aos portadores de câncer de Mossoró e região: práticas pedagógicas e os percursos formativos. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.
FIREMAN, M. D. O trabalho do pedagogo na instituição não escolar. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como Ciência da Educação. 2ed. São
Paulo: Cortez, 2008.
FREITAS, R. C. F. O trabalho do pedagogo no tribunal de justiça do Pará: os desafios da inovação no exercício profissional. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Alagoas.
FRISON, L. M. B. Auto-regulação da aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares. 2006. 342f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
GOHN, M. da G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3.ed. - São Paulo: Cortez, 2005.
LACERDA, F. B. O pedagogo no contexto hospitalar: para além da docência. 2016. 120 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Pará, Belém.
LAPADULA, M. F. Educação não-formal: um olhar sobre a formação e atuação de pedagogos (as) na Região dos Inconfidentes. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para que? 12ª ed. - São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. cap. 1, p. 15-61.
MACHADO, M. C. Z. Pedagogos nos espaços corporativos de educação: identidades profissionais em (re)definição. 2014. 133f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.
MANDÚ, T. M. C. Representações sociais do campo de atuação do pedagogo pelos estudantes de pedagogia. 2013. 158f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MASCARENHAS, A. D. N. Percepções de Médicos sobre o papel do pedagogo no trabalho com crianças hospitalizadas: o caso do Hospital das Clínicas da UFBA. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
MEIRELES, T. de F. W. O desafio do pedagogo nos espaços de educação não formal. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
MELO, S. P. de. As responsabilidades do pedagogo em programas socioeducativos: novas exigências profissionais. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba.
MENDES, M. C. Z. Educação em prisões: um estudo sobre o percurso histórico e o papel do pedagogo no Complexo Penitenciário de Guarapuava – Paraná. 2016. 221f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria, RS. v.40, n.1, p.101-116, jan./abr. 2015.
NASCIMENTO, L. A. Aprendizagens organizacional e auto-regulada: possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
OLIVEIRA, S. B. de. A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário. 2015. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
PEREIRA, M. R. “Vem, vamos embora que esperar não é saber”: experiências de educadores sociais em espaços de educação não formal no município de Mossoró, RN. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró.
PEREIRA, P. R. A atuação do pedagogo em abrigos do município de Vitória/ES. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
PRÍNCEPE, L. M. Necessidades formativas de educadores que atuam em projetos de educação não-formal. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
PUCHALE, S. M. O papel do pedagogo no contexto da educação corporativa. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
RABELO, F. S. Educação não escolar e saberes docentes na formação do pedagogo: análise de uma experiência no espaço hospitalar. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.
RIBEIRO, B. R. de S. A presença do pedagogo em patrimônio histórico no estuário Santos / Guarujá. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Santos, Santos.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
SANTOS, J. R. C. Políticas Públicas de Educação nos presídios: o papel do pedagogo em novos espaços como agente de transformação social. 2009. 156 fl. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
SANTOS, P. F. B. dos. Educação Não Formal e Equoterapia: o galope do educador na arena da terapia. 2012. 120 f. Dissertação de mestrado em Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana.
SANTOS, S. S. dos. O pedagogo e os espaços educativos não formais: conhecendo as organizações não governamentais (ONG) de Paranaíba – MS. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba.
SEVERO, J. L. R. de L. A significação da Pedagogia: discurso curricular, representações sociais e perspectivas de ensino na formação inicial de pedagogos. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
SEVERO, J. L. R. de L. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
SILVA, T. de J. A. da. A contribuição do Pedagogo em espaços fora da escola. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
SOUZA, A. S. de. Atribuições profissionais de pedagogos da Fundação Casa/SP: entre o prescrito e as práticas cotidianas. 2015. 178 fl. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo.
SOUZA, R. do N. de. O pedagogo e os espaços não escolares: a atuação nos museus. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
TAVARES, A. M. B. do N. O pedagogo como agente de transformação social social para além dos muros escolares. 2010. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
VARGAS, M. de L. F. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nilzilene Imaculada Lucindo, Célia Maria Fernandes Nunes, Regina Magna Bonifácio de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1781
- PDF 925