Pedagogy professionals in non-school spaces: a preliminary analysis of scientific production

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16716

Keywords:

State of Knowledge, Pedagogue, Non-school spaces.

Abstract

This article addresses the scientific production about the Pedagogy professional in non-school spaces, constituted by reading the abstracts of dissertations and theses defended in Brazil between 2006 to 2018 and explains data related to the object of study, purpose of the research; drawings; investigated subjects and locus, besides presenting some reflections on the field. As a result, 35 papers were identified, however, it was found that the number of studies that investigate this topic at the Doctorate level and in some Brazilian regions is incipient, which demands to increase the production of this field. Although the pedagogue's fields of action are numerous, the study revealed a mismatch between the number of existing non-school spaces and the number of investigations carried out.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra (2015) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, é Pós-Graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial (2005) e Gestão Contemporânea da Educação Escolar (2007) pelo CEPEMG e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2012) pelo IST / SOCIESC. Possui graduação, Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Cursou o Ensino Normal e também é habilitada para o exercício de Secretário de Escola. Dentre suas ocupações destaca-se o assessoramento à Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / Secretaria de Estado de Educação (SRE-OP/SEE) de Minas Gerais (2003-2008). Lecionou no Curso de Formação de Professores, Ensino Normal, na Escola Estadual Intendente Câmara e no Curso de Pedagogia na UFOP. Atualmente, é Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e trabalha no Centro de Extensão do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, onde também desenvolve um projeto de extensão voltado para a formação de pedagogos, licenciandos de Pedagogia e professores. Integra o Conselho Diretor do MHNJB/UFMG (2015-[...]); é pesquisadora colaboradora na pesquisa que investiga os egressos do curso de Pedagogia da UFOP; membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) do Departamento de Educação da UFOP; membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Atuou como Secretária do FOPROFI (2016-2017). Temas de interesse: Formação de Professores e Pedagogos, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos e Educação em Museus.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

References

AQUINO, S. L. de. O pedagogo e seus espaços de atuação nas representações sociais de egressos do curso de pedagogia. 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1/2006 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2013.

CABRAL, A. N. M. de A. Políticas de formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares: o projeto político pedagógico da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana - PE. 2013. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

CHESINI, A. A. Pedagogos (as) em instituições de acolhimento: fazeres e saberes. 152 f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

COSTA, S. L. F. O pedagogo em ambientes organizacionais: um novo prisma de atuação. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró.

FALCO, A. M. C. O processo de formação do pedagogo para atuação em espaços não-escolares: em questão a Pedagogia Hospitalar. 2010. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

FERREIRA, H. P. de A. O pedagogo na associação de apoio aos portadores de câncer de Mossoró e região: práticas pedagógicas e os percursos formativos. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.

FIREMAN, M. D. O trabalho do pedagogo na instituição não escolar. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como Ciência da Educação. 2ed. São

Paulo: Cortez, 2008.

FREITAS, R. C. F. O trabalho do pedagogo no tribunal de justiça do Pará: os desafios da inovação no exercício profissional. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Alagoas.

FRISON, L. M. B. Auto-regulação da aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares. 2006. 342f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GOHN, M. da G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3.ed. - São Paulo: Cortez, 2005.

LACERDA, F. B. O pedagogo no contexto hospitalar: para além da docência. 2016. 120 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Pará, Belém.

LAPADULA, M. F. Educação não-formal: um olhar sobre a formação e atuação de pedagogos (as) na Região dos Inconfidentes. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para que? 12ª ed. - São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. cap. 1, p. 15-61.

MACHADO, M. C. Z. Pedagogos nos espaços corporativos de educação: identidades profissionais em (re)definição. 2014. 133f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.

MANDÚ, T. M. C. Representações sociais do campo de atuação do pedagogo pelos estudantes de pedagogia. 2013. 158f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

MASCARENHAS, A. D. N. Percepções de Médicos sobre o papel do pedagogo no trabalho com crianças hospitalizadas: o caso do Hospital das Clínicas da UFBA. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

MEIRELES, T. de F. W. O desafio do pedagogo nos espaços de educação não formal. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.

MELO, S. P. de. As responsabilidades do pedagogo em programas socioeducativos: novas exigências profissionais. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba.

MENDES, M. C. Z. Educação em prisões: um estudo sobre o percurso histórico e o papel do pedagogo no Complexo Penitenciário de Guarapuava – Paraná. 2016. 221f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria, RS. v.40, n.1, p.101-116, jan./abr. 2015.

NASCIMENTO, L. A. Aprendizagens organizacional e auto-regulada: possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

OLIVEIRA, S. B. de. A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário. 2015. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

PEREIRA, M. R. “Vem, vamos embora que esperar não é saber”: experiências de educadores sociais em espaços de educação não formal no município de Mossoró, RN. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró.

PEREIRA, P. R. A atuação do pedagogo em abrigos do município de Vitória/ES. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

PRÍNCEPE, L. M. Necessidades formativas de educadores que atuam em projetos de educação não-formal. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

PUCHALE, S. M. O papel do pedagogo no contexto da educação corporativa. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

RABELO, F. S. Educação não escolar e saberes docentes na formação do pedagogo: análise de uma experiência no espaço hospitalar. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.

RIBEIRO, B. R. de S. A presença do pedagogo em patrimônio histórico no estuário Santos / Guarujá. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Santos, Santos.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, J. R. C. Políticas Públicas de Educação nos presídios: o papel do pedagogo em novos espaços como agente de transformação social. 2009. 156 fl. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.

SANTOS, P. F. B. dos. Educação Não Formal e Equoterapia: o galope do educador na arena da terapia. 2012. 120 f. Dissertação de mestrado em Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana.

SANTOS, S. S. dos. O pedagogo e os espaços educativos não formais: conhecendo as organizações não governamentais (ONG) de Paranaíba – MS. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba.

SEVERO, J. L. R. de L. A significação da Pedagogia: discurso curricular, representações sociais e perspectivas de ensino na formação inicial de pedagogos. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

SEVERO, J. L. R. de L. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

SILVA, T. de J. A. da. A contribuição do Pedagogo em espaços fora da escola. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

SOUZA, A. S. de. Atribuições profissionais de pedagogos da Fundação Casa/SP: entre o prescrito e as práticas cotidianas. 2015. 178 fl. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo.

SOUZA, R. do N. de. O pedagogo e os espaços não escolares: a atuação nos museus. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

TAVARES, A. M. B. do N. O pedagogo como agente de transformação social social para além dos muros escolares. 2010. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

VARGAS, M. de L. F. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Published

2020-06-03

How to Cite

LUCINDO, Nilzilene Imaculada; NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Pedagogy professionals in non-school spaces: a preliminary analysis of scientific production. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 66–81, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16716. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16716. Acesso em: 17 aug. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos