O profissional de Pedagogia em espaços não escolares: uma análise preliminar da produção científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16716

Palabras clave:

Estado do Conhecimento, Pedagogo, Espaços não escolares

Resumen

O presente artigo aborda a produção cientifica acerca do profissional de Pedagogia em espaços não escolares, constituída a partir da leitura dos resumos de dissertações e teses defendidas no Brasil entre 2006 a 2018 e explicita dados relativos ao objeto de estudo, finalidade das pesquisas; desenhos; sujeitos e locus investigados, além de apresentar algumas reflexões sobre o campo. Como resultados foram identificados 35 trabalhos, contudo, apurou-se que o número de pesquisas que investigam essa temática em nível de Doutorado e em algumas regiões brasileiras é incipiente, o que demanda adensar a produção desse campo. Apesar de serem numerosos os campos de atuação do pedagogo, o estudo revelou um descompasso entre o número de espaços não escolares existentes e o de investigações realizadas.

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Biografía del autor/a

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra (2015) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, é Pós-Graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial (2005) e Gestão Contemporânea da Educação Escolar (2007) pelo CEPEMG e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2012) pelo IST / SOCIESC. Possui graduação, Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Cursou o Ensino Normal e também é habilitada para o exercício de Secretário de Escola. Dentre suas ocupações destaca-se o assessoramento à Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / Secretaria de Estado de Educação (SRE-OP/SEE) de Minas Gerais (2003-2008). Lecionou no Curso de Formação de Professores, Ensino Normal, na Escola Estadual Intendente Câmara e no Curso de Pedagogia na UFOP. Atualmente, é Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e trabalha no Centro de Extensão do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, onde também desenvolve um projeto de extensão voltado para a formação de pedagogos, licenciandos de Pedagogia e professores. Integra o Conselho Diretor do MHNJB/UFMG (2015-[...]); é pesquisadora colaboradora na pesquisa que investiga os egressos do curso de Pedagogia da UFOP; membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) do Departamento de Educação da UFOP; membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Atuou como Secretária do FOPROFI (2016-2017). Temas de interesse: Formação de Professores e Pedagogos, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos e Educação em Museus.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

Citas

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Publicado

2020-06-03

Cómo citar

LUCINDO, Nilzilene Imaculada; NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. O profissional de Pedagogia em espaços não escolares: uma análise preliminar da produção científica. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 66–81, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16716. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16716. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos