Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4389Keywords:
livros didáticos, etimologia, léxico.Abstract
Sabe-se que as palavras têm uma origem e não estão em nosso vocabulário gratuitamente. Elas têm uma história sobre sua formação e evolução, história essa muitas vezes desconhecida pelos falantes da língua. O conhecimento da origem das palavras por parte dos alunos é importante porque os instrumentaliza a fazerem analogias com outras palavras da língua, enriquecendo sua competência lexical. Além disso, os alunos, ao entenderem que as palavras têm uma história, também podem interessar-se pela história das palavras que desconhecem e, a partir daí, dedicarem-se à procura da origem e dos significados das mesmas, ampliando seu vocabulário. Do nosso ponto de vista, cabe à escola o papel de incentivar reflexões etimológicas nos alunos durante a formação básica. Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos do ensino médio, a fim de verificar se os autores incluem aspectos da informação de natureza etimológica quando tratam dos processos de formação de palavras com radicais eruditos.Downloads
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Published
2014-06-03
How to Cite
PEROTTO DE SOUZA DA ROSA, Gabrielle. Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 117–130, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4389. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4389. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos