Nas curvas do tempo: um encontro entre infância e filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6471Keywords:
Encontro, Tempo, Infância.Abstract
Esse artigo traz um recorte pontual de uma das discussões desenvolvidas em pesquisa de mestrado que teve como objetivo estabelecer com crianças um diálogo sobre o conceito de tempo. O propósito para este artigo, em específico, é identificar aproximações entre o que as crianças construíram sobre o tempo e aquilo que nos chegou de reflexão por meio de alguns dos filósofos cujas concepções de tempo são recorrentes em pesquisas que se debruçam sobre essa temática. Os autores que entrarão nesta análise são: Heráclito, Platão, Aristóteles e Agostinho. Em diálogo com eles, são destacados três eixos encontrados nas conversas com as crianças: movimento e mudança, lugar da alma na relação com o tempo e o ser do tempo. Estes eixos foram organizados ao término dos encontros, o que significa dizer que não constituem um caminho escolhido de antemão para estruturar nossas conversas, mas um achado possibilitado pelo próprio processo de pesquisa.Downloads
Downloads
Published
2017-04-25
How to Cite
TRAPP DE QUEIROZ, Caroline. Nas curvas do tempo: um encontro entre infância e filosofia. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 83–97, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6471. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6471. Acesso em: 2 apr. 2025.
Issue
Section
Dossiê Temático: Metodologias Inovadoras na Educação Básica
Views
- Abstract 270
- PDF (Português (Brasil)) 306