Formação de professores e o currículo cultural da educação física: uma etnografia sobre a prática pedagógica

Authors

  • Jason Ferreira Mafra Uninove
  • Cláudio Aparecido de Souza Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6861

Keywords:

Educação Física escolar. Currículo cultural. Formação de professores. Círculo de Cultura

Abstract

A rede pública municipal de São Bernardo do Campo, no ano de 2014, recebeu de forma inédita em todas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da região, a chegada dos professores de Educação Física, para atuarem no ensino fundamental I. A Educação Física escolar brasileira, até meados dos anos 1980, tinha como abordagem predominante nas aulas a aptidão física. Nesse modelo de ensino, podemos identificar os esportes coletivos como prioridades nas aulas, em relação aos demais esportes e conteúdos da área, o voleibol, o futebol, o basquetebol e o handebol. O objetivo deste estudo é, por meio de um exercício etnográfico, verificar o tratamento do currículo cultural da Educação Física a partir da experiência escolar de um professor da rede pública municipal de São Bernardo do Campo e problematizar a formação dos docentes nas práticas pedagógicas desta disciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jason Ferreira Mafra, Uninove

Cláudio Aparecido de Souza, Uninove

Mestrando no Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da  Uninove, docente no Curso de Educação Física na mesma instituição e docente na Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.

 

Published

2016-11-23

How to Cite

MAFRA, Jason Ferreira; DE SOUZA, Cláudio Aparecido. Formação de professores e o currículo cultural da educação física: uma etnografia sobre a prática pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 179–192, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6861. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6861. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos