Formação de professores e o currículo cultural da educação física: uma etnografia sobre a prática pedagógica

Autores/as

  • Jason Ferreira Mafra Uninove
  • Cláudio Aparecido de Souza Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6861

Palabras clave:

Educação Física escolar. Currículo cultural. Formação de professores. Círculo de Cultura

Resumen

A rede pública municipal de São Bernardo do Campo, no ano de 2014, recebeu de forma inédita em todas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da região, a chegada dos professores de Educação Física, para atuarem no ensino fundamental I. A Educação Física escolar brasileira, até meados dos anos 1980, tinha como abordagem predominante nas aulas a aptidão física. Nesse modelo de ensino, podemos identificar os esportes coletivos como prioridades nas aulas, em relação aos demais esportes e conteúdos da área, o voleibol, o futebol, o basquetebol e o handebol. O objetivo deste estudo é, por meio de um exercício etnográfico, verificar o tratamento do currículo cultural da Educação Física a partir da experiência escolar de um professor da rede pública municipal de São Bernardo do Campo e problematizar a formação dos docentes nas práticas pedagógicas desta disciplina.

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Biografía del autor/a

Jason Ferreira Mafra, Uninove

Cláudio Aparecido de Souza, Uninove

Mestrando no Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da  Uninove, docente no Curso de Educação Física na mesma instituição e docente na Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.

 

Publicado

2016-11-23

Cómo citar

MAFRA, Jason Ferreira; DE SOUZA, Cláudio Aparecido. Formação de professores e o currículo cultural da educação física: uma etnografia sobre a prática pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 179–192, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6861. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6861. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos