O ensino de ciências naturais para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Authors

  • Raquel Sanzovo Pires de Campos Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Luciana Maria Lunardi Campos Instituto de Biociências- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.7041

Keywords:

Ensino de ciências, Educação Infantil, Anos iniciais do ensino fundamental.

Abstract

O objetivo deste trabalho é discutir o ensino de ciências naturais para a Educação infantil e anos Iniciais do ensino fundamental. Para tal, apresentou-se um breve histórico do Ensino de Ciências neste período escolar desde a década de 80 até os anos atuais. Também se expôs especificidades da prática de ensino e, indicando algumas características relacionadas ao desenvolvimento das crianças nesse período, se discutiu a prática mediadora do professor pedagogo que atuará no ensino de ciências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Sanzovo Pires de Campos, Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bióloga, Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e professora de Ciências e Biologia na rede pública paulista.

Luciana Maria Lunardi Campos, Instituto de Biociências- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e no Programa de Pós – Graduação em Educação para Ciência- Faculdade de Ciências- UNESP- Bauru

Published

2017-04-25

How to Cite

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. O ensino de ciências naturais para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 167–178, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.7041. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7041. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos