Ensino de história, planejamento e autoria: experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10617

Palabras clave:

Ensino de História. Literatura. Planejamento. Autoria. Estágios Curriculares Obrigatórios.

Resumen

Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História, utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura, fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Beatriz Meinerz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Fernanda Amorin Golembiewski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Ensino de História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Raisa da Silva Oyarzabal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Ensino de História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

MEINERZ, Carla Beatriz; GOLEMBIEWSKI, Fernanda Amorin; OYARZABAL, Raisa da Silva. Ensino de história, planejamento e autoria: experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 59–70, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.10617. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10617. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Literatura