O coordenador pedagógico subsumido à política nacional de alfabetização no entretempo 2009 a 2019: uma tela de Penélope?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13737

Palabras clave:

Coordenador pedagógico, Política nacional de alfabetização, Processo alfabetizador da criança,

Resumen

O objeto dessa pesquisa recai sobre a função do coordenador pedagógico na política educacional em contexto da alfabetização. O objetivo é analisar, em analogia à metáfora da tela de Penélope, como a política supramencionada prescreve o papel do coordenador pedagógico, no recorte temporal 2009-2019. O modelo teórico utilizado fundamenta-se pelo materialismo histórico dialético. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, com análise bibliográfica e documental. Constata-se que a  política em epígrafe, reproduz, ao longo dos Programas, a função do coordenador pedagógico atrelada a ação burocrática, seja na implementação ou pela atribuição da responsabilidade dos sistemas destinados a gerir o processo alfabetizador, o que favorece condições inadequadas de trabalho, incoerência e falta de objetividade na função do coordenador pedagógico, ou seja, na exploração dessa classe, que constitui no âmbito da Política Nacional de Alfabetização, uma tela de Penélope.

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Biografía del autor/a

Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Pedagogia - Licenciatura em séries inicias do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) -Uninter e Especialista em Educação Infantil (2012) - UFMS. Mestre em Educação Profissional pela UEMS/PROFEDUC - Campo Grande (2015) Pesquisadora de Políticas Públicas de Alfabetização da criança e Avaliação de Políticas. Experiência com Educação inclusiva na educação básica e superior. Acompanhamento psicopedagógico nas dificuldades de aprendizagem. Experiência em coordenação pedagógica e educação profissional. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED/UFGD (2017).

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – Mestrado e Doutorado (PPGEDU/UFGD). Pós- Doutora em Educação pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação” (GEPGE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselho Municipal de Educação no Brasil (GEPCMEBr).

Cristina Pires Dias Lins, Universidade Federal da Grande Dourados - Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)

Pedagoga, Especialista em Metodologias do Ensino, Mestra em Educação na linha de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, MS.  Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)    Vínculo Profissional: Escola Municipal Neil Fioravanti- Unidade CAIC/Dourados. Cargo Efetivo- 40h (Professora da Educação Básica)

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Publicado

2019-12-21

Cómo citar

VIÉDES, Silvia Cristiane Alfonso; ARANDA, Maria Alice de Miranda; LINS, Cristina Pires Dias. O coordenador pedagógico subsumido à política nacional de alfabetização no entretempo 2009 a 2019: uma tela de Penélope?. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 60–71, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13737. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13737. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola