Dentro da vida, fora do texto: leitura, família e literatura
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13970Palabras clave:
Arranjos familiares, Ensino de literatura, PreconceitoResumen
Este artigo refere-se a um conjunto de atividades realizadas com alunos matriculados no 9º ano de uma escola pública, situada na zona rural de um município paraibano. Tais atividades foram motivadas em virtude dos constantes comentários preconceituosos dos(as) alunos(as) contra certos arranjos familiares não-hegemônicos. Por isso, resolvemos trabalhar essa temática em sala de aula. Para tanto, escolhemos alguns textos literários que tematizassem as novas configurações de família na contemporaneidade. Como lastro teórico, apoiamo-nos em Mello (2005), Grossi, Uziel e Mello (2007) e Facco (2009), para os quais o conceito de família transcende o que já está arraigado socialmente. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que, por meio da leitura e do debate sobre os textos literários com os quais trabalhamos, foi possível fazer com que os discentes refletissem sobre o que é família e ampliassem seus horizontes acerca da diversidade de arranjos familiares existentes em nossa sociedade.
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