Dialogia n. 32

Dossiê Temático: Violências na Escola
(maio/ago. 2019)

Publicado: 31.08.2019

Editorial

  • Violências na Escola

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.14444

Entrevista

  • Violências na Escola, sob o Olhar de Miriam Abramovay

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    4-9
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.14446

Dossiê Temático: Violências na Escola

  • A percepção dos professores da rede municipal de ensino sobre a violência nas escolas do município de Cáceres-MT

    Marcos Ferreira Medeiros, Maria do Horto Salles Tiellet
    10-24
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13309
  • Os confrontos em sala de aula: a que (quem) os alunos atribuem a culpa?

    Elisabeth Ramos da Silva, Maria José Milharezi Abud, Rubens Eduardo Gomes
    25-37
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13419
  • Responsabilidade civil das escolas quanto a violência física e moral: a construção do saber na era conectada

    Raquel Rosan Christino Gitahy, Luis Henrique Ramos Alves, Fernanda Gabriela Sampaio Souza
    38-51
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13551
  • Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia

    Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Raul Maia de Andrade Neves Neto
    52-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13614
  • A escola como expressão da violência ou locus da cultura da paz?

    Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima, Araci Asinelli-Luz
    65-80
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13630
  • A Escola como Entidade Promotora de Melhoria da Convivência, através da Mediação de Conflitos, no contexto das Ciências da Educação

    Elisabete Guedes Pinto da Costa
    81-92
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13636
  • Travestilidades no espaço socioeducativo: (des)patologização, monstruosidade, violência, abjeção e negação das identidades transgêneras

    Jonas Alves da Silva Junior, Maria de Lourdes Silva, Leandro Silva
    93-107
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13641
  • Análise da Proposta do Ministério Público para a mediação de conflitos nas escolas: concepções de gestão democrática e diálogo

    Alessandro Gomes, Marcos Vinicius Francisco
    108-119
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13757
  • Gêneros textuais, análise linguística e bullying: diálogos entre ensino de língua materna e cidadania

    Juliana Maria de Oliveira Moreira, Natália Sathler Sigiliano
    120-135
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13628
  • Violências escolares e justiça restaurativa na escola básica estadual de São Paulo na visão dos professores – o papel do diálogo

    Eduardo Santos, Sara Xavier dos Santos
    136-164
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.14352
  • Violências entre pares no contexto escolar: razões e enfrentamentos

    Éder Soares Sá Britto, Jason Ferreira Mafra
    165-182
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.14323

Artigos

  • As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas

    Givanildo da Silva, Maria Aparecida Pereira Viana
    183-198
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.7484
  • Educação pelo sensível: experiência literária em espaço não formal de educação

    Silvia Sell Duarte Pillotto, Letícia Caroline da Silva Jensen, Carla Clauber da Silva
    199-209
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10610
  • Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa

    Humberto Perinelli Perinelli Neto, Vanessa Freitas Sousa
    210-221
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10473
  • Livros e leituras para os pequenos leitores: os livros literários e a proto-literatura

    Cássia Maria Rita Vianna Bittens, Diana Navas
    222-265
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11019
  • Sobre escolas, unidades de polícia pacificadora (UPPs) e desigualdades de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro

    Robert Lee Segal
    278-291
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13954
  • Práticas educativas e curriculares na educação infantil: currículo posto e currículo praticado

    Fabrício Oliveira da Silva, Lilian Maria de Almeida, Tarcyo Miranda Alves
    292-306
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11645
  • O letramento literário: a literatura escolarizada

    Alyne de Souza Jardim, Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Irma Galhardo
    307-320
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13219
  • Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física

    Dimitri Wuo Pereira, Antonio Joaquim Severino
    321-332
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10595
  • Dentro da vida, fora do texto: leitura, família e literatura

    Anderson Silva, Marcelo Medeiros
    266-277
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13970

Resenhas

  • Design Thinking e a ritualização de boas práticas educativas

    Ronaldo Lasakoswitsck
    333-337
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13573
  • Análise de conteúdo

    Ângela de Carvalho Bernardes
    338-342
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13247