Práticas educativas e curriculares na educação infantil: currículo posto e currículo praticado
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11645Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, Prática educativaResumo
O artigo trata das práticas educativas e curriculares de professores que atuam na Educação Infantil. Aborda e analisa as implicações das práticas educativas em consonância ao currículo desenvolvido na sala de aula, assim como as aproximações e distâncias dessa prática frente aos documentos oficiais nacionais e municipal. O trabalho tem como objetivo identificar as práticas educativas e curriculares desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil no que tange às ações do cotidiano da sala de aula. Elegeu-se como método a abordagem (auto)biográfica, por possibilitar a revelação dos sentidos que as professoras constroem quando narram e refletem sobre sua trajetória de vida, formação e atuação profissional. O trabalho permitiu perceber que muitas vivências da sala de aula estão fundamentadas no documento curricular da rede. Conclui-se que as práticas educativas precisam ser repensadas para acolher as inovações curriculares atuais, assim como repensar e (re)elaborar os planos de ensino e os planos de aula.
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