Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa
Humberto Perinelli Perinelli Neto, Vanessa Freitas Sousa
Resumo
Muitos projetos envolvendo cinema e ensino foram registrados na história da educação brasileira. Neste trabalho, o objetivo é o de analisar o Projeto “O Cinema vai à Escola”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a partir de 2008, por meio da análise do seu material pedagógico (“Os Cadernos de Cinema do Professor”, trinta roteiros e as caixas de filmes), tendo em vista o que é esperado do professor dedicado a lecionar a disciplina Língua Portuguesa e com base em duas categorias: roteiro e gênero cinematográficos. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa, natureza aplicada e conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais.
Palavras-chave
cinema e educação; ensino de Língua Portuguesa; processos formativos
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10473
Apontamentos
Direitos autorais 2019 Dialogia

Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Dialogia
e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br
Dialogia ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional