Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10473

Palavras-chave:

cinema e educação, ensino de Língua Portuguesa, processos formativos

Resumo

Muitos projetos envolvendo cinema e ensino foram registrados na história da educação brasileira. Neste trabalho, o objetivo é o de analisar o Projeto “O Cinema vai à Escola”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a partir de 2008, por meio da análise do seu material pedagógico (“Os Cadernos de Cinema do Professor”, trinta roteiros e as caixas de filmes), tendo em vista o que é esperado do professor dedicado a lecionar a disciplina Língua Portuguesa e com base em duas categorias: roteiro e gênero cinematográficos. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa, natureza aplicada e conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Perinelli Perinelli Neto, Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Por essa mesma instituição obteve o título de Mestre em História e Cultura Social e o de Doutor em História e Cultura Política. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP. Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela UNESP-IB-Botucatu/Universidade de Quito/MDSA/MCTC. Cursou Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Vivenciou pesquisa versando sobre ensino, cinema e africanidades em estágio Pós Doc no NUPE-CLADIN-LEAD, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, UNESP/Araraquara. Foi bolsista FAPESP (IC e MS) e bolsista CAPES (PET, MS, PIBID e PARFOR). ɠ Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP) de São José do Rio Preto-SP. É professor/pesquisador do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), tendo feito parte da Comissão responsável por sua implantação e por exercer sua Coordenação (2017/2021). Coordenou o subprojeto "Práticas educativas do Ensino de História e de Geografia: possibilidades e perspectivas envolvendo curtas metragens" (PIBID/CAPES/UNESP 2011-2014). É um dos coordenadores do site: cin/educ/ação e compõe o Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE/UNESP), o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (UNESP/Botucatu - INTERSSAN) e o Grupo Formação Docente e Práticas Educativas (UNESP). Co-dirige a Série de livros  "Processos Formativos" (Editora FI, Porto Alegre, RS). Sua produção acadêmica envolve reflexões sobre: "Africanidades", "cinema", "formação, práticas e saberes docentes", "Ensino de História e de Geografia", "memórias e identidades sociais", "modernidade, modernização e tecnologias", "espaços e sociabilidades rurais e urbanas", "História do Brasil", "Educação Alimentar e Nutricional", "micro-realidades" e "epistemologia".

Vanessa Freitas Sousa, Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto e UNESPAR

Atualmente, é graduanda em Artes Visuais (licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus FAP II. Graduada em Licenciatura em Letras (Português/Francês) pela Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto. Foi bolsista Pibic/CNPq. Foi bolsista do Pibid/CAPES (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Desenvolveu pesquisa em nível de Graduação, junto ao Departamento de Educação da Unesp/IBILCE/São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Literatura francesa Comparada (Cinema e Literatura), (Tradução intersemiótica), na área de Cinema e Educação, com ênfase em "Linguagem Cinematográfica" e "Cinema e Ensino". Atualmente, faz parte do grupo de Estudos Ficção Seriada Contemporânea.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

PERINELLI NETO, Humberto Perinelli; SOUSA, Vanessa Freitas. Encontro entre linguagens? análise da apropriação pedagógica de filmes no Projeto “O Cinema Vai à Escola”, segundo o olhar do professor de Língua Portuguesa. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 210–221, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.10473. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10473. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos