As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.7484

Palavras-chave:

Tecnologia na educação. Gestor Escolar. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o papel da equipe gestora no desenvolvimento e implementação nas práticas pedagógicas utilizando as TIC como recurso inovador na escola, tendo, ainda como objetivos específicos identificar o papel da equipe gestora na escola; apreciar a importância das tecnologias como recurso pedagógico na contemporaneidade e apresentar as possíveis ações da equipe gestora e dos demais segmentos da escola para implementação das TIC no cotidiano escolar. A questão norteadora do estudo foi: qual é o papel da equipe gestora como mediadora das práticas pedagógicas com uso das TIC na escola? A abordagem qualitativa foi a metodologia utilizada e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do município de Messias, Alagoas. Como resultados apontam-se: a) a formação dos professores e gestores necessita de incentivos para o uso das TIC; b) os profissionais participantes do estudo têm uma visão significativa sobre a prática pedagógica mediada pelas tecnologias; c) os gestores necessitam de maiores atitudes para a consolidação de estratégias pedagógicas com uso das TIC; d) é no âmbito da escola pública que a  formação continuada deve acontecer para que juntos, estabeleçam melhorias na ação educativa e, por fim, e) é necessário maiores investimentos do Estado em meio às políticas públicas educacionais para a consolidação de um ensino de boa qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). CAmpus A. C. Simões, Maceió-Alagoas.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.CAmpus A. C. Simões, Maceió-Alagoas.

Referências

ALMEIDA, Maria E. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009.

ALONSO, Myrtes. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcine de; ALONSO, Myrtes. Tecnologias na Formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

ARAÚJO, Maria I. Incorporação das tecnologias de informação e comunicação na escola pública. In: MERCADO, Luís P. (Org.). Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BARRETO, Raquel G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, set./dez. 2004.

BULHÕES, Gilvanilda V.; OLIVEIRA, Carmem L. Possibilidades e limites do uso de tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas estaduais: o papel do gestor escolar. In: MERCADO, Luis P. (Org.). Integração e gestão de mídias na escola. Maceió: EDUFAL, 2012.

CARVALHO, Artemis B.; SILVA, Dakson K. O uso das TIC na educação: desafios e perspectivas para o professor. Anais...Colóquio “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão-SE, 8, 2014.

HESSEL, Ana M. As TIC podem auxiliar na gestão da escola?: São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIMA, Fabíola da C. Gestão escolar hoje: a cultura tecnológica no espaço escolar. Maranhão: Universidade Estadual do Maranhão, 2008.

PORTO, Tania M. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006.

REIS, Anderson A. As TICs como recursos complementares de ensino: a formação de professores frentes às novas tecnologias. Anais... Colóquio “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão-SE, 8, 2014.

SALES, Karine M.; BARBOSA, Mônica de Gois Silva; SANTANA, Karine Gois da Paixão. Tecnologias e educação: desafios e possibilidades no espaço escolar. Anais... Colóquio “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão-SE, 8, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; SIDERICOUDES, Odete. Potencializando o Uso de Tecnologias na Escola: O papel do gestor. In: ALMEIDA, Maria E.; ALONSO, M. Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

VALLIM, Celso; RUBIM, Lígia C. Articulação administrativa e pedagógica na gestão escolar com o uso de tecnologias. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcine de; ALONSO, Myrtes. Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

VIEIRA, Paula A. As TIC no apoio à gestão escolar e na interação com a comunidade: estudo de caso numa escola secundária. 2008. Dissertação (Mestrado em Comércio eletrônico e internet). Universidade Aberto: Lisboa, 2008.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

SILVA, Givanildo da; VIANA, Maria Aparecida Pereira. As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 183–198, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.7484. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7484. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos