A Escola como Entidade Promotora de Melhoria da Convivência, através da Mediação de Conflitos, no contexto das Ciências da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13636Palavras-chave:
Convivência. Conflito. Mediação. Ciências da Educação. Escola.Resumo
Os temas sobre os quais versa este artigo contribuem para identificar como o conflito, a convivência e a mediação escolar são elementos de estudo no campo das Ciências da Educação e em que medida a Escola atual pode construir-se como um espaço (social, cultural, organizacional e simbólico) para colocar em prática estratégias de intervenção de melhoria do seu contexto social e educativo, através de projetos de mediação de conflitos. A estratégia argumentativa tecida ao longo do artigo apoiou-se numa metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referência uma revisão de literatura das áreas em questão, que contribuiu para a construção e análise de categorias, conceitos e teorias que sustentam uma abordagem teórica da convivência escolar no nível meso da escola e no amplo alcance da mediação de conflitos.
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