A Escola como Entidade Promotora de Melhoria da Convivência, através da Mediação de Conflitos, no contexto das Ciências da Educação

Autores

  • Elisabete Guedes Pinto da Costa Universidade Lusófona do Porto (Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto; Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona; Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade da Universidade Lusófona) https://orcid.org/0000-0002-6255-4135

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13636

Palavras-chave:

Convivência. Conflito. Mediação. Ciências da Educação. Escola.

Resumo

Os temas sobre os quais versa este artigo contribuem para identificar como o conflito, a convivência e a mediação escolar são elementos de estudo no campo das Ciências da Educação e em que medida a Escola atual pode construir-se como um espaço (social, cultural, organizacional e simbólico) para colocar em prática estratégias de intervenção de melhoria do seu contexto social e educativo, através de projetos de mediação de conflitos. A estratégia argumentativa tecida ao longo do artigo apoiou-se numa metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referência uma revisão de literatura das áreas em questão, que contribuiu para a construção e análise de categorias, conceitos e teorias que sustentam uma abordagem teórica da convivência escolar no nível meso da escola e no amplo alcance da mediação de conflitos.

 

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Biografia do Autor

Elisabete Guedes Pinto da Costa, Universidade Lusófona do Porto (Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto; Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona; Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade da Universidade Lusófona)

Professora Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto.

Docente dos Departamentos de Ciência Política e Educação na Universidade Lusófona do Porto

Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

 

Diretora do Instituto de Mediação da ULP (IMULP) (desde 2007). Mediadora de Conflitos (desde 2001). Coordenadora da Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (desde 2008). Coordenadora Científica de Projetos de Mediação em Contexto Escolar (implementados em várias escolas nacionais) (desde 2008). Docente em diversos Cursos de Mediação de conflitos, Familiar e Escolar para Professores (desde 2008) e Mediadores Profissionais (desde 2003). Coordenadora do Serviço de Mediação do IMULP (desde 2015). Docente em Estudos Europeu (desde 1994), Cidadania Europeia (desde 2007) e Políticas Públicas (desde 2017).

 

Membro do Consejo Acesor y Científico da Revista ADR Magazine – Mediación. Foro Internacional de Mediadores Profesionales (desde 2018). Membro do Conselho Consultivo da Revista Psicologia, Educação e Cultura (desde 2018).

 

Membro da Comissão Científica do Congresso de Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ) (desde 2016). Associada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) (desde 2016).Membro da Comissão Científica do Word Conference on Qualitative Research (WCQR) (desde 2017).

 

Membro da Rede Universitária Iberolusoamericana de Estudio y Práctica para la Resolución de Conflictos (desde 2008). Membro da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural (desde 2015). Membro da Direção do Fórum Mundial de Mediação (desde 2015). Delegada da Zona Norte de Portugal do Fórum Internacional de Mediadores Profissionais – Embaixada de Portugal (FIMEP-P) (desde 2017). Membro da Federação Nacional de Mediadores (desde 2018).

 

Áreas de interesse académico e científico

  • Mediação (Mediação de Conflitos, Mediação Escolar, Mediação Intercultural, Mediação Familiar)
  • Cidadania, Conflito e Convivência
  • Investigação Qualitativa
  • Integração Europeia

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Publicado

31.08.2019

Como Citar

PINTO DA COSTA, Elisabete Guedes. A Escola como Entidade Promotora de Melhoria da Convivência, através da Mediação de Conflitos, no contexto das Ciências da Educação. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 81–92, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13636. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13636. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Violências na Escola