Violências na Escola

Autores

  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-5824-2294
  • Rosiley Aparecida Teixeira Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.14444

Resumo

Considerando a escola como um microuniverso da realidade geral, verifica-se que os conflitos e violências presentes na sociedade, tornam-se parte do contexto escolar, materializando-se nas experiências dos(as) professores(as), dos(as) estudantes, da equipe gestora, bem como da comunidade, na qual a escola está inserida. Essa situação implica que sejam adotados, nesse ambiente, encaminhamentos e estratégias específicas para a problematização e enfrentamento da cultura da violência, de forma que a missão central da Educação, qual seja, o processo de ensino e aprendizagem, ocorra de forma mais efetiva e harmoniosa. Nessa perspectiva, a edição nº. 32 da Revista Dialogia, traz uma entrevista com Miriam Abramovay, atualmente, Coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) – Brasil, entre outros textos de interesse para a área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEMestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE
Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Rosiley Aparecida Teixeira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP

Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE
Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; TEIXEIRA, Rosiley Aparecida. Violências na Escola. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 1–3, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.14444. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/14444. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial