Livros e leituras para os pequenos leitores: os livros literários e a proto-literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11019

Palavras-chave:

Literatura, Crianças pequenas, Proto-literatura, Primeiríssima infância, Lúdico.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer a diferenciação entre livros literários para primeiríssima e os livros proto-literários, a fim de ampliar as possibilidades de mediação de leitura com crianças pequenas. Para tanto, introduzimos o percurso do desenvolvimento cognitivo infantil auxiliadas pelas teorias da neurociência propostos pelo departamento de estudos da Criança da Universidade de Harvard e pelo modelo do aparelho de pensar propostos pelo pediatra e psicanalista Bernard Golse e Donald Winnicott. Em seguida, apresentamos modelos de mediação de leitura no Brasil e no exterior e, por fim, os critérios para seleção do livro endereçado preferencialmente à primeiríssima infância, bem como a importância do elemento lúdico no literário e no processo de formação do leitor, embasadas no conceito de Homo Ludens proposto por  Johan Huizinga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Maria Rita Vianna Bittens, PUC/SP

Psicóloga pela Universidade São Marcos (2002). Idealizadora e Curadora do Projeto Literatura de Berço ( 2013- até o momento). Mestre do Programa de Pós Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC SP objeto de estudo livros e leituras para primeiríssima infância. Jurada do Prêmio Jabuti ( 2013- 2016) na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. Co-autora do Livro "Por trás dos fatos: a psicanálise pode explicar" (2017).  . Membro do Grupo de Pesquisa "A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas" na PUC SP.

Diana Navas, PUC/SP

Possui graduação em Letras - Licenciatura plena pela Universidade do Grande Abc (2004) , mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Literária, Teoria Literária, Literatura Portuguesa e Literatura Juvenil Brasileira e Portuguesa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: romance contemporâneo, metaficção, crítica literária, tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

VIANNA BITTENS, Cássia Maria Rita; NAVAS, Diana. Livros e leituras para os pequenos leitores: os livros literários e a proto-literatura. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 222–265, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.11019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11019. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos