Dentro da vida, fora do texto: leitura, família e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13970

Palavras-chave:

Arranjos familiares, Ensino de literatura, Preconceito

Resumo

Este artigo refere-se a um conjunto de atividades realizadas com alunos matriculados no 9º ano de uma escola pública, situada na zona rural de um município paraibano. Tais atividades foram motivadas em virtude dos constantes comentários preconceituosos dos(as) alunos(as) contra certos arranjos familiares não-hegemônicos. Por isso, resolvemos trabalhar essa temática em sala de aula. Para tanto, escolhemos alguns textos literários que tematizassem as novas configurações de família na contemporaneidade. Como lastro teórico, apoiamo-nos em Mello (2005), Grossi, Uziel e Mello (2007) e Facco (2009), para os quais o conceito de família transcende o que já está arraigado socialmente. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que, por meio da leitura e do debate sobre os textos literários com os quais trabalhamos, foi possível fazer com que os discentes refletissem sobre o que é família e ampliassem seus horizontes acerca da diversidade de arranjos familiares existentes em nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Anderson Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC).

Marcelo Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e docente da Universidade Estadual da Paraíba, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e na licenciatura em Letras, ministrando disciplinas na área de Literatura e coordenando o subprojeto de Letras vinculado ao Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Últimas publicações: Da casa do pai à do marido: mulher e espaço social em Carolina Nabuco. Revista Olho d'água, v. 10, p. 205-228, 2018; Flores do sertão: mulher e representação social em A barragem, de Ignez Mariz. REVISTA ODISSÉIA, v. 3, p. 88-108, 2018; Letras e silêncios: a literatura de autoria feminina na Paraíba. MUITAS VOZES, v. 7, p. 355-374, 2018.

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Publicado

31.08.2019

Como Citar

SILVA, Anderson; MEDEIROS, Marcelo. Dentro da vida, fora do texto: leitura, família e literatura. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 266–277, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13970. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13970. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos