A escola como expressão da violência ou locus da cultura da paz?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13630Palavras-chave:
Adolescência, Educação, Infância, Pedagogia Social, Prevenção.Resumo
O objetivo do presente estudo é identificar a escola como microssistema de convivência e transformação, visto que a mesma tem sido considerada como espaço de expressão e manifestação da violência. É resultado de um estudo qualitativo e tem como metodologia o estudo bibliográfico, decorrentes de pesquisas de abordagem teórica, relacionadas ao Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná. No contexto social e educacional, em defesa de uma escola com base humanizadora, ampliamos o olhar para o âmbito da violência escolar, fazendo uma releitura à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2011) e a educação transformadora de Paulo Freire (1987; 1996; 2000), aliadas à Cultura da Paz como forma de compreensão e prevenção do fenômeno das violências. Acreditamos que ao compreendermos a escola como espaço de interações aumentamos a chance concreta de uma realidade educativa melhor e de prevenção das violências.
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