Desigualdades e pandemia de COVID-19: contribuições para o debate sobre as particularidades socio-históricas, educacionais e das juventudes do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20612

Palabras clave:

desigualdades, educação, pandemia de COVID-19, juventudes

Resumen

O presente artigo objetiva contribuir para as reflexões críticas em torno dos processos educacionais desenvolvidos no Brasil. Para tanto, realizam-se análises que caminham para o entendimento de que o sistema educacional brasileiro legitima a seletividade e o fracasso dos alunos por meio de um sistema de avaliação meritocrático e excludente próprio da sociedade capitalista. Tenciona-se, ainda, favorecer a compreensão das relações entre os problemas estruturais como a pobreza, o racismo e a segmentação do mercado de trabalho e a ampliação das disparidades educacionais no país, articulando-as aos impactos da pandemia de Covid-19 para a escolarização da população brasileira. Para finalizar, direciona-se o olhar sobre as juventudes brasileiras, com o intuito de compreender os impactos do quadro pandêmico atual para a vida escolar e profissional deste segmento populacional.

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Biografía del autor/a

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-doutora em Ciências da Educação

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Publicado

2021-11-22

Cómo citar

ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra. Desigualdades e pandemia de COVID-19: contribuições para o debate sobre as particularidades socio-históricas, educacionais e das juventudes do Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20612, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20612. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20612. Acesso em: 22 ene. 2025.

Número

Sección

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”
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