Desigualdades e pandemia de COVID-19: contribuições para o debate sobre as particularidades socio-históricas, educacionais e das juventudes do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/39.2021.20612Palabras clave:
desigualdades, educação, pandemia de COVID-19, juventudesResumen
O presente artigo objetiva contribuir para as reflexões críticas em torno dos processos educacionais desenvolvidos no Brasil. Para tanto, realizam-se análises que caminham para o entendimento de que o sistema educacional brasileiro legitima a seletividade e o fracasso dos alunos por meio de um sistema de avaliação meritocrático e excludente próprio da sociedade capitalista. Tenciona-se, ainda, favorecer a compreensão das relações entre os problemas estruturais como a pobreza, o racismo e a segmentação do mercado de trabalho e a ampliação das disparidades educacionais no país, articulando-as aos impactos da pandemia de Covid-19 para a escolarização da população brasileira. Para finalizar, direciona-se o olhar sobre as juventudes brasileiras, com o intuito de compreender os impactos do quadro pandêmico atual para a vida escolar e profissional deste segmento populacional.
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