O Abc como um ponto de partida: Perspectivas acerca do processo de alfabetização de estudantes universitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20892

Palabras clave:

Alfabetização, Escolarização, Educação

Resumen

Esse trabalho tem como objetivo conhecer as percepções que alunos universitários provenientes de escolas públicas têm sobre o processo de alfabetização no ensino público. Para isso, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, sendo posteriormente realizada uma Análise Temática dos dados coletados. Foi possível perceber que alguns relatos ainda apontam para a manutenção de metodologias tradicionais de ensino, que não dão margem para que o aluno exerça sua autonomia de forma plena. Além disso, o papel da família, da própria instituição escolar e das variáveis socioeconômicas surgem enquanto fatores essenciais na análise dos processos de alfabetização da amostra trabalhada. Conclui-se que a multiplicidade de contingências que atravessam essa etapa não permite reduzir os alunos ao mero aspecto cognitivo, sendo necessária uma reflexão sobre os olhares lançados aos estudantes durante essa etapa.

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Biografía del autor/a

Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral.

Erica de Paula Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Francisca Denise Silva Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

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Acesso em: 24 de jan. 2021.

Publicado

2022-06-21

Cómo citar

DE SOUSA TEIXEIRA, Jorge Samuel; DE PAULA SOUSA, Erica; SILVA VASCONCELOS, Francisca Denise. O Abc como um ponto de partida: Perspectivas acerca do processo de alfabetização de estudantes universitários. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20892, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20892. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20892. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos