O ensino de 2º grau no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: a dualidade educacional na lei nº 5.692/1971
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.21935Palabras clave:
Lei nº 5.692/1971, ensino médio, dualidade, politecniaResumen
A Lei nº 5.692/1971 refletiu os interesses da ditadura civil-militar no Brasil, percebidos pela incorporação dos fundamentos da racionalização do trabalho escolar e na adoção do Ensino Profissionalizante no 2º grau. O presente estudo tem a propositiva de discutir sobre a dualidade do Ensino de 2º grau no contexto da Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Para tanto, o estudo é de abordagem qualitativa em que nos utilizamos de fontes bibliográficas e históricas. Como resultados, apontamos que o Ensino de 2º grau na vigência da referida Lei se apresenta como uma proposta de cunho liberal. O estudo apontou que a politecnia e a omnilateralidade são caminhos a serem continuamente trilhados no âmbito da educação, sobretudo do atual Ensino Médio, no sentido de superar a dualidade histórica, presente com maior realce, nesse nível de ensino.
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