Freire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23055

Palabras clave:

educação comunitária/popular, Paulo Freire, pedagogia, vivência emancipatória, participativa e inclusive

Resumen

Pretende-se com este texto contribuir para a reflexão e análise da educação comunitária/popular, suportada na ideia de mudança, a partir da qual Freire assume uma praxeologia educativa transformadora. Adentrando na obra Educação como Prática da Liberdade, procuramos compreender os seus princípios pedagógicos na reconstrução dos caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva na educação comunitária. Procedeu-se a um estudo exploratório, de natureza qualitativa assente na análise de conteúdo da obra referenciada e outros textos do autor. A narrativa construída sobre o legado pedagógico de Freire para a educação comunitária na contemporaneidade consubstancia a sua relevância para a educação do século XXI. Num tempo marcado por profundas transformações, a filosofia freireana é reconhecidamente estruturadora de um pensamento transformador e organizado que na senda da desocultação do real e na aquisição dos direitos de “ser mais” promove a emancipação e a inclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gorete Pereira, Universidade da Madeira – UMa

Doutora em Educação

Citas

FERNANDES, J. Da alfabetização/educação de adultos à educação popular/comunitária: relevância do contributo de Paulo Freire. In APPLE, M. et al. Paulo Freire: Política e Pedagogia. Porto Editora, 1998.

FLETCHER, C. The meanings of community in community education. In ALLEN, G. et al. Community education – An agenda for educational reform. Milton Keynes: Open University Press, 1987.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Editora Paz e Terra, 1967

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Edições Afrontamento, 1975.

FREIRE, P. Educação política e conscientização. Liv. Sá da Costa, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. Cortez Editora, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. (1ª ed.). UNESP, 2000.

FREIRE P.; NOGUEIRA, A. Que fazer – teoria e prática em Educação Popular. Vozes, 1989.

MACEDO, E.; VASCONCELOS, L.; EVANS, M.; LACERDA, M.; PINTO, M. Revisitando Paulo Freire sentidos na educação. Edições ASA, 2001.

MARTIN, I. Community education: towards a theoretical analysis. In ALLEN, G. et al. (org). Community education – an agenda for educational reform. Milton Keynes: Open University Press, 1987.

STOER, S.; CORTESÃO, L. Levantando a pedra – da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas: numa época de transnacionalização. Edições Afrontamento, 1999.

PORTUGAL. (2018a). Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. Obtido de Diário da República: https://dre.pt/application/conteudo/115652961

PORTUGAL. (2018b). Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Obtido de Diário da República: https://dre.pt/application/conteudo/115652962

Publicado

2022-12-19

Cómo citar

PEREIRA, Gorete. Freire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23055, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23055. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23055. Acesso em: 16 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”