Freire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.23055Palavras-chave:
educação comunitária/popular, Paulo Freire, pedagogia, vivência emancipatória, participativa e inclusiveResumo
Pretende-se com este texto contribuir para a reflexão e análise da educação comunitária/popular, suportada na ideia de mudança, a partir da qual Freire assume uma praxeologia educativa transformadora. Adentrando na obra Educação como Prática da Liberdade, procuramos compreender os seus princípios pedagógicos na reconstrução dos caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva na educação comunitária. Procedeu-se a um estudo exploratório, de natureza qualitativa assente na análise de conteúdo da obra referenciada e outros textos do autor. A narrativa construída sobre o legado pedagógico de Freire para a educação comunitária na contemporaneidade consubstancia a sua relevância para a educação do século XXI. Num tempo marcado por profundas transformações, a filosofia freireana é reconhecidamente estruturadora de um pensamento transformador e organizado que na senda da desocultação do real e na aquisição dos direitos de “ser mais” promove a emancipação e a inclusão.
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