Avaliações externas e accountability como políticas de regulação da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23155

Palabras clave:

política de regulação da educação, avaliações externas, accountability educacional

Resumen

Este trabalho discute sobre os aspectos que compõem uma política de regulação da educação, em especial as avaliações externas e a accountability educacional, elucidando algumas relações entre estes aspectos e as suas possíveis implicações – busca de resultados, responsabilização e prestação de contas – para as escolas e os profissionais que atuam nestes espaços. Assim, o objetivo é apresentar os principais elementos constitutivos das políticas de regulação da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada por meio de Revisão Sistemática da Literatura, em que foram selecionados artigos científicos publicados em língua portuguesa por periódicos educacionais, no período de 2013 a 2021, os quais investigaram a accountability educacional como elemento predominante das políticas regulatórias da educação, associado às avaliações externas. Entre os principais resultados destacam-se que as políticas de regulação da educação têm elementos comuns em sua constituição, mas também possuem alguns aspectos que são diferentes. Essas políticas, quando focadas nas avaliações externas, podem gerar, por um lado, contribuições, e por outro lado, limites à avaliação da qualidade da educação pública. Portanto, a adoção desse tipo de política provoca implicações para o trabalho docente, como responsabilização e prestação de contas pautadas na busca de resultados.

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Biografía del autor/a

Edva Emanuelle Gomes da Silva, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Mestranda em Educação

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutor em Educação

Citas

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Publicado

2023-07-10

Cómo citar

SILVA, Edva Emanuelle Gomes da; SILVA, Givanildo da. Avaliações externas e accountability como políticas de regulação da educação. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23155, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23155. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23155. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos