Educação Antirracista na escola: prática para a equipe gestora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23209

Palabras clave:

educação antirracista, racismo, equipe gestora, comunidade escolar

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar na literatura acadêmica o quanto o conhecimento sobre Educação Antirracista na escola pode contribuir para a prática da equipe gestora. A metodologia escolhida para a elaboração da pesquisa foi a revisão de literatura que tem por objetivo descrever conhecimento teórico científico por meio de livros, artigos, dissertações e teses. Para realização deste trabalho, foram escolhidos estudos com um recorte entre os anos de1970 e 2021. O conhecimento sobre Educação Antirracista pode oferecer à sociedade a desconstrução de narrativas que subjugaram a população negra, alimentando o racismo estrutural na sociedade. A equipe gestora, como responsável pela coordenação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) da escola, deve estar atenta para as questões no âmbito das relações raciais, visto que a escola é um ambiente vivo que contribui para a humanização da sociedade.

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Biografía del autor/a

Elenir Fagundes Santos Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Mestra em Psicologia da Educação – PUC-SP

 

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Federal do ABC – UFABC

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano – USP-SP

 

Ezequiel de Oliveira, Faculdade de Conchas – FACON

Especialista em Docência do Ensino Superior– FACON

 

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Publicado

2023-07-10

Cómo citar

FREITAS, Elenir Fagundes Santos; HASHIZUME, Cristina Miyuki; OLIVEIRA, Ezequiel de. Educação Antirracista na escola: prática para a equipe gestora. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23209, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23209. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23209. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos